Folha de S. Paulo


Muro verde de Doria na av. 23 de Maio só teria valor ecológico com 1.500 km

O corredor verde em construção pela gestão de João Doria (PSDB) na av. 23 de Maio precisaria ter mais de 1.500 km, ou ir de São Paulo até quase Cuiabá, para ter alguma relevância ecológica.

O projeto, com plantas e folhagens em centenas de pequenos vasos nos muros da avenida, tem recebido defesa entusiasmada do prefeito. O tucano repete que o corredor verde será "o maior do mundo" e é um grande exemplo de ação em defesa ambiental. A ideia de parede com plantas surgiu na gestão anterior, de Fernando Haddad (PT).

Pelo acordo feito em 2015, em vez de plantar mais de 26 mil árvores, a construtora de um residencial no Morumbi foi autorizada a financiar a construção de jardins verticais para compensar a destruição de mais de 800 árvores que haviam no terreno (veja quadro abaixo). Mas, segundo especialistas em botânica, trocar árvores por plantas penduradas na parede é um erro técnico.

Jamais, para eles, o ganho ambiental das árvores, como controle de poluição urbana e produção de água, por exemplo, será reposto pelas plantas sem tronco. Sem contar o efeito da vegetação sobre as mudanças do clima.

GRAFITES

Na gestão passada, os jardins foram feitos em laterais de prédios do Minhocão. Já a gestão atual transferiu o projeto da região central para as laterais da 23 de Maio, ao alegar serem áreas públicas. O corredor de plantas está sendo feito sobre os muros cinzas da 23 de Maio, onde até o início do ano havia grafites coloridos feitos sob Haddad.

O botânico Ricardo Cardim, especialista em arborização urbana, é um dos pesquisadores que discordam da troca de árvores por plantas penduradas em muros. "Árvores devem ser compensadas por árvores", diz.

Segundo os especialistas, para que uma parede verde tenha alguma relevância ambiental é preciso levar em conta que uma árvore, como uma tipuana média, típico da mata atlântica, tem uma copa verde que equivaleria a 300 m² de muro verde. Por isso, em vez dos poucos quilômetros que estão sendo feitos na capital, a área total montada de jardins verticais deveria ser bem maior.

Se o projeto atual é equivalente a um muro de 3 km de comprimento por 5 metros de altura, ele deveria ter ao menos 1.577 km de extensão para fazer algum sentido ambiental para compensar as 26 mil árvores que deveriam ter sido plantadas pela empresa.

Mas alguns cálculos mostram que o muro ambientalmente correto deveria ter mais de 3.100 km, só para compensar a área de folha das árvores que deixaram de ser plantadas na cidade. "As comparações econômica e ecológica sugerem que a compensação de árvores pelas paredes verdes não seria viável", afirma Marcos Buckeridge, professor do departamento de Botânica da USP.

Segundo o especialista, as árvores são fundamentais para absorver mais carbono (o que diminui o efeito das mudanças climáticas), produzir água, diminuir a poluição, regular a temperatura e o barulho, além de atrair pássaros e uma série de outros animais.

As estimativas mostram que as paredes verdes são mais caras e exigem maior manutenção. Se não forem cuidadas podem tornar-se locais de acúmulo de sujeira. "Não acho que devamos eliminar a ideia de paredes verdes, pois elas são interessantes como solução paisagística, mas, do ponto de vista ecológico, árvore só se compensa com árvore", afirma Buckeridge.

DESISTÊNCIA

A gestão do prefeito João Doria (PSDB) desistiu de fazer jardins verticais por meio de compensações ambientais, segundo o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente, Gilberto Natalini.

O auxiliar de Doria concorda com a tese dos especialistas de que a parede verde não pode substituir árvores. Por isso, diz, não serão feitos novos acordos de compensação ambiental que substituam árvores pelos jardins verticais.

"Nós poderemos ter novos projetos de paredes verdes, mas não a partir de compensação ambiental", diz Natalini. "Como o atual acordo veio da gestão anterior, resolvemos conclui-lo, para não termos prejuízo", completa.

A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT), por meio de nota, reafirmou que a sua administração cumpriu todos os compromissos de replantio de árvores e também inovou com as paredes e as empenas verdes.

Natalini sempre foi um entusiasta do plantio de árvores na cidade de São Paulo. Entre outros motivos, porque elas ajudam na mitigação das mudanças climáticas. As árvores, principalmente os grandes exemplares típicos da mata atlântica, absorvem carbono da atmosfera, ainda mais quando estão em fase de crescimento.

Como o dióxido de carbono é um dos gases que aumentam o aquecimento global, retirá-lo da atmosfera é um remédio eficaz.

No plano de metas do prefeito Doria existe o compromisso de plantar 200 mil árvores na cidade de São Paulo até o fim do mandato, em dezembro de 2020. O tucano promete direcionar o plantio de novas mudas em distritos da cidade que tem pouco verde, como alguns da zona leste da capital, onde o crescimento populacional tem sido forte nas últimas décadas.

No corredor da 23 de maio, as paredes receberão cerca de 30 espécies de plantas e folhagens, como manjericão, coração magoado, alecrim, brilhantina e orégano.

*

MATEMÁTICA VERDE

Paredes 'vivas' compensam ambientalmente construções feitas na cidade?

O EXEMPLO PAULISTANO

COMPENSAÇÃO AMBIENTAL

Gestão Gilberto Kassab (PSD)

Desde Kassab (2006-2012), havia a ideia de permitir que a compensação ambiental de obras na cidade, prevista em lei federal de 2000, pudesse ser feita com paredes verdes

Considerando a capacidade de uma árvore grande de retirar carbono da atmosfera:

MATEMÁTICA VERDEParedes 'vivas' compensam ambientalmente construções feitas na cidade? 1

Gestão Fernando Haddad (PT)

A prática foi regulamentada em 2015, por um decreto de Haddad. O primeiro acordo foi com a Tishman Speyer, que construía um condomínio no Morumbi: em vez de plantar 26.281 árvores, a empresa faria 8 paredes verdes, totalizando 14.600 m² (0,01 km²) -até o ano passado, 5 delas foram instaladas em prédios do Minhocão

Para compensar as árvores, as paredes a serem feitas em SP deveriam ter uma área de:

MATEMÁTICA VERDEParedes 'vivas' compensam ambientalmente construções feitas na cidade? 3

Gestão João Doria (PSDB)

Doria mudou o projeto de Haddad, mas manteve a sua filosofia. Os demais 3 painéis previstos no acordo estão sendo feitos na av. 23 de Maio, em muros públicos e não mais em prédios privados; o corredor está previsto para julho

Considerando uma parede única (e não um corredor), isso equivale a um muro de:

MATEMÁTICA VERDEParedes 'vivas' compensam ambientalmente construções feitas na cidade? 2

Esse muro, portanto, teria que ir até Porto Seguro (BA) ou Cuiabá (MT)

MATEMÁTICA VERDE Paredes 'vivas' compensam ambientalmente construções feitas na cidade? 4

PRÓS E CONTRAS DA PAREDE VERDE

Pontos positivos
- Dá resultados ambientais mais rápidos (árvores demoram mais de uma década para crescer)
- Regula a temperatura ambiente e absorve o barulho
- É agradável esteticamente

Pontos negativos
- Como não tem tronco, absorve menos carbono (o que atenua as mudanças climáticas)
- Requer muita água e tem um alto custo de manutenção
- Não preserva a biodiversidade


Endereço da página:

Links no texto: