Folha de S. Paulo


Se 2016 foi seco, abril 2017 tem chuva acima da média e tardes mais frias

Joel Silva/Folhapress
Pontos de alagamentos na ponte da Casa Verde, marginal Tietê
Pontos de alagamentos na ponte da Casa Verde, marginal Tietê

Se em 2016 a cidade de São Paulo registrou o segundo abril mais seco da história, com apenas 2,4 mm de chuva, em 2017 a história foi diferente. Segundo medição do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), neste ano choveu 78% a mais que a média histórica para o mês, deixando este abril como o nono mais chuvoso.

O total de chuva acumulada na capital paulista no mês passado foi de 143,1 mm –62,9 mm acima da média histórica (80,2 mm). As medições, iniciadas em 1943, foram feitas no mirante de Santana, na zona norte da cidade.

Além de ter sido o abril mais chuvoso em relação ao volume, o mês também teve mais dias de chuva –foram 12 dias com precipitação, enquanto a média é de 9 dias. De acordo com o Inmet, o maior volume de chuva em 24 horas foi aferido no dia 7, com 82,1 mm –a maior quantidade acumulada num mês de abril desde o início da série histórica.

Chuvoso - Abril de 2017 teve 78% chuva acima da média (80,2 mm)

O recorde histórico apontado pelo Inmet é de dezembro de 1988, quando houve acúmulo de 151,8 mm de chuva em 24 horas. As chuvas do dia 7 de abril deixaram a cidade de São Paulo com diversos problemas de alagamento e congestionamento: ao todo, oito córregos e rios transbordaram na cidade.

Tempo
Confira a previsão para a sua cidade

Segundo os meteorologistas do Inmet, esse grande volume de chuva foi causado pela convergência de ventos úmidos, associados a uma frente fria ao largo da costa, e ao transporte continental de umidade amazônica para o Estado de São Paulo.

O mês de abril também registrou temperaturas mais baixas para o mês em 29 anos: a média das temperaturas máximas ficou em 24,9 °C –a média histórica é de 25,4 °C.

De acordo com o Inmet, desde abril de 1988, quando a média das máximas ficou em 24,6 °C, este parâmetro não ficava tão baixo. Em 2016, abril registrou média de 29,5 °C –recorde da série histórica do mês.

Em relação às temperaturas mínimas, abril também teve a menor temperatura do ano: 13,4 °C, registrado na madrugada do dia 29. Essa temperatura também foi a menor do ano até agora. Porém, a média desse parâmetro no mês foi de 17,1 °C, ficando acima da média histórica, que é de 16,3 °C.

Médias da temperatura em abril - Abril de 2017 teve temperaturas mais baixas em 29 anos

Os meteorologistas do Inmet afirmam que essas anomalias das temperaturas se devem à maior nebulosidade, ao número de dias de chuva e à umidade na coluna atmosférica acima da média para o período.

Isso faz com que haja menor incidência da radiação solar à superfície, diminuindo a amplitude do ciclo diurno da temperatura máxima e também em menor resfriamento noturno.


Endereço da página:

Links no texto: