Folha de S. Paulo


Vereador líder dos motoristas de táxis anuncia saída da base de Doria

O vereador Adilson Amadeu (PTB) afirmou nesta quarta-feira (26) que deixará a base do prefeito João Doria (PSDB). O petebista vinha até agora votando favoravelmente a iniciativas do prefeito.

Interlocutor dos taxistas na Casa, Amadeu se irritou com a decisão do tucano de fazer um um acordo com o Uber e a 99 para que as duas empresas transportem de graça, na sexta (28), servidores que decidirem não entrar em greve. A medida foi antecipada pela coluna Mônica Bergamo.

As duas empresas vão fazer uma doação à prefeitura, segundo Doria. Ou seja, vão reembolsar os motoristas credenciados que transportarem os funcionários sem cobrar nada da administração. O prefeito já afirmou que cortará o ponto dos empregados que não aparecerem para trabalhar.

Fabio Braga - 09.set.15/Folhapress
Vereador Adilson Amadeu (PTB), que anunciou saída da base de Doria, em comemoração com taxistas
Vereador Adilson Amadeu (PTB), que anunciou saída da base de Doria, em comemoração com taxistas

Em entrevista à Folha, Amadeu disse que caso o prefeito não volte atrás no acordo com os aplicativos, irá ao Ministério Público para questionar a medida.

"A Uber é uma empresa que atua na cidade sempre por meio de liminar. Como ele [Doria] fecha um acordo de doação com essas empresas desse jeito? Além do mais, ele vai abrir o cadastro dos mais de 100 mil servidores para a Uber? Como se dará esse reembolso, de que maneira? Ele não explica", afirmou.

Segundo Amadeu, a decisão é individual. Ou seja, seu colega de partido, Paulo Frange, não deve mudar sua posição na Casa. "Mas, no meu caso, se ele [Doria] não mudar de ideia, perdeu um [vereador da base].

O tucano conta com maioria no Legislativo. A eventual saída de Amadeu, porém, pode fazer com que Doria tenha voz contrária barulhenta na Câmara.

O prefeito tem demonstrado apoio incondicional aos aplicativos, o que irrita Amadeu. Na gestão Fernando Haddad (PT), o petebista não só se opôs a regulamentação dos aplicativos de transporte individual como apoiou manifestações de taxistas que travaram o centro da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: