Folha de S. Paulo


Doria recebe Schwarzenegger e diz esperar ajuda com empresas dos EUA

Eduardo Knapp/Folhapress
Arnold Schwarzenegger se encontra com o prefeito Joao Doria na prefeitura de São Paulo
Arnold Schwarzenegger se encontra com o prefeito Joao Doria na prefeitura de São Paulo

O ator e ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, conhecido por seu papel como o "Exterminador do Futuro", se reuniu nesta manhã com o prefeito João Doria (PSDB), na sede da prefeitura de São Paulo.

Após reunião a portas fechadas, o prefeito falou com os jornalistas. Segundo Doria, eles conversaram sobre meio ambiente e esportes. "Ele é um grande incentivador de causas ambientais.

Ele quer incentivar e motivar um amplo projeto ambiental de sustentabilidade na cidade, para a utilização de energias limpas em transporte público, especialmente em ônibus. E programas que possam promover reflorestamento e ampliação da área de cobertura verde na cidade", disse o prefeito, sem dar mais detalhes.

Doria ainda destacou a importância da figura de Schwarzenegger. "Ele tem força e prestígio, uma boa penetração em empresas americanas, vai nos ajudar nesse sentido."

Sobre o programa de esportes, conta Doria, a intenção do ator é estimular a atividade esportiva nos clubes da prefeitura de São Paulo. "O esporte é sua grande paixão. Estimular a atividade esportiva. Com incentivo de empresas privadas, americanas também, [pretendemos] ampliar a oferta do esporte e da prática esportiva para crianças e adolescentes. Não só nas escolas, mas também nos parques da cidade".

Doria explica que conheceu Schwarzenegger há quatro anos, em Manaus (AM), em um fórum mundial de meio ambiente, quando era "apenas" empresário. Schwarzenegger havia acabado de deixar o governo da Califórnia (EUA), explica Doria, e o reencontrou hoje como prefeito de São Paulo. "Ele me abraçou e me disse que era uma alegria poder me abraçar, agora, como prefeito. Ele mesmo já viveu essa experiência, de ser empresário e político depois. Ele foi reeleito, né?".

Em vídeo postado na conta de Doria no Facebook, o ator o elogia por sua "paixão". "Adorei sua paixão. Você é tão apaixonado pelo meio ambiente, por sustentabilidade, pelas pessoas (...) É ótimo vê-lo como prefeito de São Paulo". afirmou Schwarzenegger.

O ator volta nesta segunda para os Estados Unidos, segundo Doria, mas aproveitou o domingo para circular de bicicleta nas ciclovias da capital. "Ele andou de bicicleta ontem, adorou. Ele já conhecia São Paulo. Elogiou a limpeza da região dos Jardins [zona oeste]. Também foi ao parque Ibirapuera, ficou impressionado com a quantidade de gente frequentando o parque. E deixou uma mensagem muito simpática aos brasileiros de forma geral. E um 'hasta la vista baby'", brincou Doria, em referência a uma das célebres frases do ator na série de filmes "Exterminador do Futuro".

Ao posar para fotografias, ao lado de Doria, Schwarzenegger fez o símbolo do governo de Doria, o acelera. Schwarzenegger voltará em um ano, para o mesmo evento esportivo que veio neste ano, o Arnold Classic, segundo Doria.

Schwarzenegger ganhou fama como fisiculturista, conquistando o título de Mister Universo aos 20 anos, e fez sucesso no cinema com filmes como "O Exterminador do Futuro", "Predador"e "O Vingador do Futuro", antes de se tornar governador do Estado norte-americano da Califórnia, entre 2003 e 2011.

Ele assumiu o governo em meio a crises como a de energia e do sistema penitenciário, após o afastamento do democrata Gray Davis. Schwarzenegger, no entanto, acabou deixando o cargo com baixa popularidade.


Endereço da página: