Folha de S. Paulo


Doria quer premiar motoristas que ficarem um ano sem receber multas

Moacyr Lopes Junior/Folhapress

Criticada por especialistas em trânsito devido ao aumento dos limites de velocidade nas marginais Tietê e Pinheiros, a gestão do prefeito João Doria (PSDB) vai lançar um programa para premiar bons motoristas, como forma de demonstrar preocupação com a segurança viária.

O Motorista Legal está sendo organizado para dar prêmios, em dinheiro e produtos, a motoristas que ficarem 12 meses seguidos sem receber nenhuma multa de trânsito.

A ideia é que esses condutores se cadastrem na prefeitura, junto com a placa de um carro, e concorram a sorteios.

O secretário municipal de Transportes, Sergio Avelleda, negociava nos últimos dias parte da premiação com um fabricante de bicicleta. "A ideia é estimular bom comportamento. Não pela sanção, mas pelo estímulo positivo", disse Avelleda à Folha durante visita a Seul.

A capital coreana tem um tipo de "rodízio voluntário" no trânsito que é baseado nesse princípio de estímulo.

Motoristas que estiverem dispostos a deixar seus carros um dia útil por semana na garagem podem se cadastrar na prefeitura. São controlados por chip e, se cumprirem, ganham benefícios como desconto em taxa municipal, em pedágios, combustível e produtos automotivos.

A adesão, porém, não é alta. Se um rodízio compulsório é capaz de tirar 20% dos carros em circulação com um revezamento de dois finais de placa por dia útil, esse da capital coreana atinge pouco mais de 1% da frota diária, segundo cálculo de especialista do Instituto Seul.

CAMPANHA

A política de trânsito da gestão Doria tem sido criticada por entidades e técnicos que estudam mobilidade devido ao aumento dos limites de velocidade nas marginais, bandeira eleitoral do tucano.

O aumento aconteceu em 25 de janeiro, com a retomada das máximas de 90 km/h na pista expressa, de 70 km/h na central e de 60 km/h na local.

A prefeitura divulgou dados de dois períodos com novas velocidades: de 25 de janeiro até 23 de fevereiro e de 24 de fevereiro até 26 de março. Diz, porém, que eles não são comparáveis com registros da CET do ano passado.

Pelo balanço da companhia com dados operacionais (relatos dos agentes), os 106 acidentes com vítimas, de 25 de janeiro a 23 de fevereiro deste ano, são 130% acima dos 46 de igual período de 2016.

A administração tucana diz que essa diferença se deve à maior quantidade de equipes em atendimento nas marginais -de 45 para 75 agentes por turno-, além de câmeras.


Endereço da página:

Links no texto: