Folha de S. Paulo


Mais de 1,7 mi de carros devem deixar SP neste feriado; rodízio é suspenso

Eduardo Anizelli-18.dez.2016/Folhapress
Trânsito na marginal Pinheiros; rodízio será suspenso a partir da próxima sexta
Trânsito na marginal Pinheiros; rodízio será suspenso no feriado de Tiradentes

Mais de 1,7 milhão de carros devem deixar São Paulo a partir desta quinta (20) em direção ao litoral paulista e ao interior do Estado por causa do feriado de Tiradentes, celebrado nesta sexta (21).

A estimativa é da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), que também suspendeu o rodízio de veículos na cidade nesta sexta.

As demais restrições de veículos, como a de fretados e a de caminhões, também ficarão suspensas nesta sexta, mas voltarão a vigorar normalmente no sábado (22). Apenas o rodízio de veículos, que vale desde 1997, será retomado na próxima segunda (24) a partir das 7h.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), o motorista que trafegar em locais e horários não permitidos será penalizado com infração média, e receberá quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 130,16.

Rodízio - Proibido circular no centro expandido de São Paulo, das 7h às 10h e das 17 às 20h

Além disso, fica permitida, de acordo com portaria municipal do ano passado, a circulação de veículos particulares em todas as faixas exclusivas de ônibus à esquerda e à direita durante o feriado, além de corredores exclusivos como o da Lapa, da Rio Branco, da Rebouças e da av. Nove de Julho. A liberação não se aplica às faixas exclusivas de ônibus ativadas como medida operacional de desvios da avenida Paulista.

De acordo com a companhia, a Zona Azul funcionará conforme sinalização existente –os horários de ativação estão dispostos nas placas indicativas. As ciclofaixas de lazer serão ativadas nesta sexta (21) e, também, no domingo (23), das 7h às 16h.

A CET recomenda aos motoristas que programem sua viagem a partir das 22h desta quinta (20) até as 6h desta sexta (21) para evitar congestionamento. A CET vai monitorar o trânsito especialmente nos acessos e chegadas das rodovias, no entorno dos terminais rodoviários do Tietê, da Barra Funda e do Jabaquara com o objetivo de garantir a fluidez do tráfego, a acessibilidade e segurança aos passageiros, pedestres e motoristas.

ABRE E FECHA

O feriado de Tiradentes altera o funcionamento de alguns serviços na capital paulista nesta sexta (21). Confira.

O que abre e o que fecha no feriado em SP


Endereço da página:

Links no texto: