Folha de S. Paulo


Falta de verba deixa obras de três CEUs paradas há 15 dias em São Paulo

Robson Ventura/Folhapress
Sao Paulo, SP, 14/04/2017, Brasil 15:52:46 CEU Parque novo Mundo que esta com as obras paralizadas.Agua represada por tijolos dentro do CEU ( Robson Ventura/Folhapress ). EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM, FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SP *** FONES 32242169 - 32243441 ***
Água da chuva acumulada em obra parada do CEU Parque Novo Mundo, na Vila Maria

As obras de ao menos três unidades do CEU (Centro Educacional Unificado) que estão sendo feitas nas zonas norte e leste da capital estão paralisadas há 15 dias.

Promessa de campanha da gestão Fernando Haddad (PT), a construção dos CEUs começou ainda na gestão petista e deveria ter sido concluída no fim de 2016.

Em dezembro do ano passado, o "Agora" visitou quatro das oito obras de CEU em estágio mais avançado e mostrou que elas estavam paradas ou em ritmo lento.

A reportagem voltou a esses locais na última quinta-feira e encontrou construções completamente paradas, sem operários. Segundo vigias das unidades e moradores, os serviços estão paralisados há mais de duas semanas.

No CEU Parque Novo Mundo, na Vila Maria (zona norte), a obra está abandonada. Dos três prédios estão apenas no esqueleto. Em um deles, uma estrutura de concreto acumula água limpa, que pode servir de criadouro do mosquito Aedes aegypt, que transmite doenças como dengue e zika.

Na zona leste, o prédio do CEU Parque do Carmo, no bairro de mesmo nome, já tem portas e grades, mas falta o acabamento.

Segundo um funcionário, que pediu para não ser identificado, há duas semanas cerca de 50 operários que trabalhavam na obra foram demitidos. A construtora teria dito que estava sem verba.

Na mesma região, o prédio do CEU Carrão, que ainda não tem paredes, está com as obras paradas. Um funcionário, que não quis se identificar, disse que as obras foram interrompidas há 15 dias por falta de grana.

Como a unidade está sendo erguida dentro do centro esportivo Eduardo Gomes, moradores da região reclamam que perderam o espaço de lazer no bairro.

Atualmente, a cidade conta com 46 CEUs, todos equipados com quadras poliesportivas, playground, teatro, piscinas, bibliotecas e área de informática. Há ainda 14 novos centros educacionais em construção.

VILA ALPINA TEM OBRAS

O CEU Vila Alpina, na Vila Prudente (zona leste), que estava com as obras paradas na visita do Agora, em dezembro do ano passado, tinha operários nesta semana.

A reportagem contou seis funcionários na obra. Havia material de construção, como areia e cimento, e máquinas trabalhavam no local.

A construção, que no ano passado tinha apenas algumas colunas erguidas, agora está mais avançada.

O prédio já tem paredes em todos os lados. Algumas portas e janelas já estão instaladas e as grades do entorno foram colocadas.

O CEU está sendo construído dentro do Clube da Comunidade Arthur Friedenreich. Algumas áreas do local, como a piscina, foram desativadas para a obra.

VIZINHOS RECLAMAM

Os moradores comerciantes dos locais em que as unidades dos CEUs estão sendo construídas dizem não acreditar que as obras ficarão prontas até outubro deste ano, como está previsto.

"Aqui a obra já está em ritmo mais lento há um ano. Não fica pronta tão cedo", diz o serralheiro Antônio Ramiro da Silva, 59 anos, que trabalha em frente ao futuro CEU Parque Novo Mundo.

Já a comerciante Rosângela Coqueiro, 56 anos, afirma que a obra do CEU Carrão pode estar parada há de 15 dias. "É absurdo. Faz um mês que não vejo ninguém trabalhando por aqui."

A cuidadora Ivonete Souza, 51 anos, que mora perto do CEU Parque do Carmo, espera que sua casa seja valorizada pela nova área de lazer.

'BURACOS NO ORÇAMENTO' ATRAPALHAM

A Prefeitura de São Paulo, sob gestão João Doria (PSDB), afirma que a retomada dos trabalhos nos CEUs está sendo dificultada pelos "buracos" orçamentários "herdados da gestão passada, que não deixou recursos para a execução dos CEUs". Todos os contratos desses equipamentos seguem em vigor, diz o município.

A gestão Fernando Haddad (PT), que iniciou as obras e não as entregou, afirma que enfrentou restrições orçamentárias pelo congelamento do IPTU e pela não realização dos repasses federais prometidos. Segundo o governo petista, a atual gestão recebeu a prefeitura com as contas em dia, com mais de R$ 5,5 bilhões para despesas imediatas.

CONSTRUTORAS ALEGAM FALTA DE DINHEIRO

A construtora Cronacon, responsável pelo CEU Parque Novo Mundo, nega que a obra esteja parada, mas admite que está "em ritmo lento" em razão da falta de recursos financeiros. A empresa diz que foram demitidas mais de 70 pessoas e não há previsão de normalização do ritmo das obras.

A Progredior, responsável pelo CEU Parque do Carmo, alega que também sofre com falta de verba. Em nota, afirma que não tem retorno da prefeitura e por isso teve demitir dezenas de funcionários e reduzir a velocidade da obra, "mas não paramos". A empresa ainda diz que, no ritmo atual, não conseguirá entregar o prédio no prazo.

A Construções e Incorporações CEI Eireli, que faz o CEU Carrão, nega que obra esteja paralisada, embora ninguém estivesse no local.


Endereço da página:

Links no texto: