Folha de S. Paulo


Morador de SP reprova concessão de parque e se divide sobre privatizações

Bruno Poletti/Folhapress
53% dos moradores desaprovam a proposta de conceder os parques municipais à iniciativa privada
53% dos moradores desaprovam a proposta de conceder os parques municipais à iniciativa privada

A maioria dos paulistanos é contra o plano do prefeito João Doria (PSDB) de conceder os parques municipais à iniciativa privada, mostra pesquisa feita pelo Datafolha.

Segundo o levantamento, 53% dos moradores desaprovam a proposta, enquanto a concessão é bem-vinda para 42% dos entrevistados. A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

CONCESSÃO DOS PARQUES - Você é a favor ou contra a concessão dos parques municipais para empresas ou entidades privadas?

O índice dos que desaprovam sobe para 67% entre os mais jovens, de 16 a 24 anos.

O fato de o entrevistado ir ou não aos parques públicos altera pouco o resultado. Entre os frequentadores, 55% são contra e 41% favoráveis às concessões das unidades. Um indicativo para esse resultado é o fato de os frequentadores estarem satisfeitos.

Costuma ir a parques? -

Enquanto 53% avaliaram os locais como ótimos ou bons, 31% disseram que são regulares e 12% classificaram como ruins ou péssimos. O hábito de ir aos parques é mais comum entre os que tem até 35 anos, ganham entre cinco e dez salários mínimos e são mais instruídos.

O parque Ibirapuera, um dos símbolos da cidade e que deve ser o primeiro a ser oferecido à iniciativa privada, é também um dos mais frequentados, segundo a mesma pesquisa Datafolha. Do total dos entrevistados, 59% disseram espontaneamente que vão ao local, principalmente os da zona sul.

Avaliação dos parques públicos -

O parque Villa Lobos, administrado pelo Estado, e o do Carmo, foram citados por 21% e 13% dos entrevistados, respectivamente. Doria afirma que vai conceder os 107 parques da capital.

Bruno Poletti/Folhapres
59% dos entrevistaram disseram espontaneamente que frequentam o Ibirapuera
59% dos entrevistaram disseram espontaneamente que frequentam o Ibirapuera

PRIVATIZAÇÕES

Nas próximas semanas, o prefeito enviará à Câmara Municipal seu programa de desestatização. A expectativa é arrecadar ao menos R$ 7 bilhões com o plano, que alimentaria um fundo a ser usado em investimentos de saúde e educação.

A concessão dos parques é apenas um dos itens do plano, que mira também a privatização do autódromo de Interlagos e do complexo do Anhembi, além de concessões de Bilhete Único, serviço funerário e estádio do Pacaembu, entre outros.

O Datafolha indagou os paulistanos sobre algumas delas. O resultado é de divisão. Segundo a pesquisa, 48% se declararam ser favoráveis à privatização do autódromo de Interlagos, ante 44% de contrários à iniciativa. O resultado é de empate técnico.

Os números oscilam pouco quando os moradores da cidade respondem sobre a privatização do Anhembi e a concessão do Pacaembu.

DESESTATIZAÇÃO - Você é a favor ou contra ceder à iniciativa privada (em %)

Em relação ao Anhembi, 47% são favoráveis à venda, enquanto 45% se posicionaram contrários a iniciativa. Sobre o estádio, 47% defendem a concessão, ante 46% de paulistanos contrários.

CEMITÉRIOS

Quando questionados sobre a privatização do serviço funerário, a maioria dos paulistanos é contra essa ideia. Apenas 39% são favoráveis à privatização dos 22 cemitérios e do crematório da capital. Os contrários são 53%.

A intenção da prefeitura de vender os dados dos usuários do Bilhete Único também sofre resistência. Enquanto 77% dos entrevistados são contra, 18% está a favor.

Fatores como renda e nível de instrução também revelam nuances da percepção dos paulistanos sobre o plano. De uma forma geral, pessoas do sexo masculino e com maior grau de instrução são as que mais apoiam o plano de privatização. O apoio à iniciativa de vender locais públicos também aumenta conforme sobe a renda familiar mensal dos entrevistados.

As taxas de rejeição ao programa de privatização são mais altas entre os jovens.


Endereço da página:

Links no texto: