Folha de S. Paulo


Entrada de vereadores de SP em sala de procuradores termina em confusão

Veja vídeo

A visita de vereadores que integram a CPI da Dívida Ativa Tributária, aberta no início deste ano, a procuradores municipais dentro do departamento fiscal no Tribunal de Justiça deu início a uma polêmica na tarde desta quinta-feira (6).

De acordo com os funcionários públicos, a presença dos parlamentares Eduardo Tuma (PSDB), Adilson Amadeu (PTB), Camilo Cristófaro (PSB) e Ricardo Nunes (PMDB) configurou uma invasão para coagi-los a fornecer informações sobre processos sigilosos.

Os vereadores negam a conotação ameaçadora e afirmam terem entrado no local com a autorização do procurador-geral do município, Ricardo Ferreira Nogueira, que acompanhou toda a ação.

Vídeo gravado pelos vereadores mostra a conversa dos parlamentares com o procurador-geral antes da entrada no local.

De acordo com o presidente da Associação Nacional dos Procuradores Municipais (ANPM), Carlos Mourão, os parlamentares chegaram ao local acompanhados de guardas-civis armados e uma equipe da TV Câmara para vasculhar arquivos e processos.

Reprodução
Visita de vereadores ao departamento fiscal no Tribunal de Justiça termina em confusão em SP
Visita de vereadores ao departamento fiscal no Tribunal de Justiça termina em confusão em SP

A sala reúne os sete procuradores responsáveis pelos chamados débitos expressivos, processos de dívidas tributárias acima de R$ 4 milhões. "É uma violência fenomenal que nunca aconteceu", diz Mourão.

Procuradores divulgaram uma foto que mostra o vereador Tuma, presidente da CPI, abrindo um arquivo na sala. "Tudo foi feito sob autorização do procurador-geral, que nos esperou no elevador do prédio e acompanhou a visita. Não levamos nenhum documento, fomos apenas para conhecer o local de trabalho", diz o parlamentar.

O convite para a visita, segundo Tuma, foi feito há cerca de uma semana durante oitiva de procuradores no âmbito da CPI. Os vereadores se incomodaram com a postura do procurador-chefe de impedir que os funcionários respondessem às perguntas dos parlamentares.

"Nos parece estranho que apenas sete procuradores sejam responsáveis por mais de mais de 20 mil processos e 66 bilhões de reais", disse Tuma.

O clima de tensão entre procuradores e vereadores se arrasta há cerca de duas semanas, quando tiveram início as oitivas da CPI. O procurador-geral vem sendo chamado a acompanhar as ações, mas defende que detalhes dos processos não podem se tornar públicos para manter o sigilo e evitar que os réus atuem para desviar o foco das investigações.

Reprodução
Entrada de vereadores de SP em sala de procuradores termina em confusão
Funcionários falam em invasão para coagi-los a fornecer informações sobre processos sigilosos

O presidente da Comissão de Prerrogativas da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP), Cid Vieira Filho, enviou um ofício à Câmara Municipal nesta quinta-feira defendendo a prerrogativa de que procuradores não podem ser interrogados pela CPI, com base no Estatuto da Advocacia.. O documento teria gerado revolta entre os vereadores e motivado a diligência ao departamento de execuções fiscais.

A Folha não conseguiu entrar em contato com o procurador-geral do município.

Uma reunião entre representantes do Tribunal de Justiça de São Paulo e da Ordem dos Advogados do Brasil em São Paulo (OAB-SP) foi marcada para a tarde desta sexta-feira (7) para discutir a situação e avaliar as sanções jurídicas cabíveis.

Em entrevista ao site Consultor Jurídico, o secretário municipal de Justiça, Anderson Pomini, criticou a atitude dos vereadores e a classificou como "desproporcional".

É o segundo posicionamento contrário de um secretário da gestão Doria a vereadores da base aliada em menos de uma semana. Na terça (4), o secretário de Educação, Alexandre Schneider, repudiou em nota publicada em sua página no Facebook atitude do vereador Fernando Holiday (DEM) de visitar escolas públicas da capital para verificar a prática de "doutrinação ideológica". "Evidentemente o vereador exacerbou suas funções e não pode usar de seu mandato para intimidar professores", escreveu.


Endereço da página:

Links no texto: