Folha de S. Paulo


Senado aprova confisco de bens usados na exploração sexual infantil

O Senado aprovou na tarde desta quarta-feira (5) um projeto que determina o confisco de bens e dinheiro que tenham sido usados para exploração sexual de crianças e adolescentes. O texto agora segue para a sanção do presidente Michel Temer.

O projeto altera o texto do ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), que já prevê a cassação da licença de funcionamento do estabelecimento utilizado na exploração ou prostituição de menores de idade, além de pena de reclusão de quatro a dez anos de prisão e multa para o infrator.

Todos os valores e bens confiscados serão revertidos em benefício ao Fundo dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado em que ocorreu o crime, contanto que não fira o direito de terceiros, como quando o imóvel em que houve o crime tem um segundo dono que não tivesse conhecimento do abuso.

Os senadores também aprovaram nesta quarta um outro projeto que regulamenta a atuação de policiais infiltrados em salas de bate papo ou redes sociais de forma anônima para investigar casos de pedofilia.

O projeto estabelece que esse tipo de ação para obtenção de provas deverá ser requerida pelo Ministério Público ou pelo delegado responsável pelo caso e autorizada por um juiz com fundamentação que justifique a medida. O texto também segue para sanção presidencial.

Também nesta quarta, a CCJ (Comissão de Constituição de Justiça) do Senado deu parecer favorável à PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 64/2016, que torna imprescritível o crime de estupro. A matéria segue para o Plenário, que, para aprová-la, precisa dos votos de 3/5 dos senadores em dois turnos de votação.

Jefferson Coppola - 24.mai.2012/Folhapress
Retrato de jovem de 17 anos que sofreu abuso sexual quando era mais nova
Retrato de jovem de 17 anos que sofreu abuso sexual quando tinha era mais nova

Endereço da página: