Folha de S. Paulo


Vereadora de SP diz ter sido ameaçada e xingada de 'vagabunda' por colega

Adriano Vizoni-28.set.2016/Folhapress
A vereadora Isa Penna, que diz ter sido xingada por colega de
A vereadora Isa Penna, que diz ter sido xingada por colega de "cocô de galinha"

O vereador Camilo Cristófaro (PSB), o Camilinho, empurrou e xingou a vereadora do PSOL Isa Penna na noite desta quinta-feira (16), segundo relato dela. A agressão ocorreu por volta das 19h30 dentro do elevador da Câmara Municipal de São Paulo.

Segundo Isa, ele a xingou de "vagabunda", "terrorista", "cocô de galinha" e insinuou ameaças dizendo que ela não deveria ficar surpresa se "tomar uns tapas na rua".

Em seguida, já fora do elevador, Cristófaro se aproximou da colega de plenário e lhe deu "um empurrão de leve", de acordo com ela. Ela diz que há imagens de uma câmera que mostram o momento. O vereador nega e diz que não ofendeu ninguém.

Isa diz que estava a caminho de uma reunião para debater o combate à violência contra a mulher. No elevador, cumprimentou o vereador quando ele a olhou "com uma cara estranha". "Eu disse: 'tudo bem?'. Ele respondeu: 'Não tá bem, não. Com essa boca que você tem, tá muito mal'", relata.

A vereadora afirma acreditar que ele estivesse incomodado com seu discurso no plenário no dia anterior, quando se posicionou contra a reforma da Previdência do governo Michel Temer (PMDB) e disse ser "lamentável a postura dos vereadores" durante os discursos. Além disso, afirmou que "a política no Brasil infelizmente, nos parlamentos, se transformou em uma mercadoria em que nada realmente é debatido, mas sim negociado, e que se chega apenas para a aprovação".

Parte do relato da vereadora foi confirmado pela ascensorista. Segundo ela, o vereador entrou no elevador no quarto andar acompanhado de duas pessoas. Um piso abaixo, entrou a vereadora.

Em seguida, Cristófaro teria dito o seguinte: "Cuidado com essa sua boca porque você não sabe com quem está mexendo". Isa, segundo a testemunha, respondeu. "Quem é você? Nem te conheço".

Já no subsolo, Isa saiu da cabine e olhou sorrindo para o colega. "Está rindo de mim?", teria perguntado Cristófaro, segundo a servidora.

A discussão seguiu na saída do elevador, mas a ascensorista afirma não ter ouvido mais o teor do bate-boca.

De acordo com Isa, no elevador, Cristófaro teria dito que pediria a cassação de Isa. "Eu respondi: 'Pois não, vereador'. Ele então começou a me xingar: 'Você acha que você é quem? Vagabunda, terrorista. Não fique surpresa se tomar uns tapas na rua'", afirma. "Fiquei em choque, foi gratuito. É inaceitável que um vereador agrida outro."

A vereadora é suplente de Toninho Vespoli, também do PSOL, que se licenciou por motivos pessoais. Ela assumiu o cargo no dia 8 de março.

A Câmara vai instaurar uma sindicância por suspeita de quebra de decoro contra Cristófaro.

Segundo o presidente da Câmara, Milton Leite (DEM), isso ocorrerá porque a vereadora prestou queixa acompanhada da testemunha na base da Polícia Militar do Legislativo.

O corregedor da Câmara, Souza Santos (PRB), já foi acionado e deve iniciar o procedimento nesta segunda-feira (20).

Santos terá que nomear um relator dentre os sete membros da Corregedoria.

Esse relator chamará as duas partes e a testemunha para serem ouvidas pela comissão, que terá dez dias para instruir o processo interno. Um relatório, então, tem que ser votado internamente.

A Corregedoria poderá arquivar ou encaminhar para plenário, caso entenda que houve quebra de decoro. Uma eventual cassação só ocorreria com o aval de 37 dos 55 vereadores.

Isa também prestou depoimento em uma delegacia nesta sexta. A bancada do PSOL pretende entrar com o pedido de cassação contra Cristófaro.

OUTRO LADO

"Não teve confusão nenhuma. Quem falou, mentiu", disse Cristófaro à Folha. Questionado sobre o relato fornecido à reportagem de que a discussão teria ocorrido no elevador, ele afirmou:

"Quem te falou foi ela [a vereadora]. Você vem com essa conversa de PSOL. Não vem com conversa para cima de mim, a Folha não me pega. Põe o que vocês quiserem aí", respondeu, desligando em seguida.

Em pronunciamento publicado nas redes sociais na manhã desta sexta (17), Cristófaro voltou a negar a acusação e afirmou que Isa Penna busca se promover com uma história que ele chamou de "notícia humorística".

"Tenho 18 pessoas no meu gabinete e 15 são mulheres. Sou casado e tenho uma filha", afirmou.


Endereço da página:

Links no texto: