Folha de S. Paulo


Vale registra vazamento em duto de rejeitos de mineração de mina em MG

A mineradora Vale reportou um vazamento em um duto de rejeitos de mineração da mina de Fábrica, em Congonhas (MG), na última segunda (13). A empresa afirmou nesta quarta-feira (15) que o problema já foi contido.

Não foi possível falar imediatamente com autoridades locais sobre a dimensão do vazamento. Segundo informações da "TV Globo", o rejeito de mineração atingiu córregos e o rio Itabirito.

Após ser procurada, a mineradora afirmou ainda que prestou esclarecimentos aos órgãos ambientais e que está apurando as causas da ocorrência. Não houve impacto na produção da mina, segundo a assessoria de imprensa da companhia, maior produtora global de minério de ferro.

O problema registrado nesta semana ocorreu na mesma região produtora de minério de ferro do desastre da Samarco, joint venture da Vale com a anglo-australiana BHP.

O colapso da barragem da Samarco, em Mariana (MG), em novembro de 2015, causou o maior desastre ambiental da história do Brasil, deixando 19 mortos e centenas de desabrigados. A lama poluiu o importante rio Doce, que percorre diversas cidades para desaguar no litoral do Espírito Santo.

Um ano de Lama


Endereço da página:

Links no texto: