Folha de S. Paulo


Trabalhadores dos ônibus e do metrô prometem parar em SP nesta quarta

O sistema de transporte público da cidade de São Paulo deverá sofrer transtornos nesta quarta-feira (15) devido à ameaça de protestos de diversas entidades e sindicatos como parte do Dia Nacional de Paralisações e Greves contra as reformas Previdenciária e Trabalhista.

O sindicato dos metroviários já definiu uma paralisação total dos serviços, por 24 horas, mas haverá nova assembleia da entidade nesta terça-feira (14) para definir a organização do protesto.

Os metroviários atuam nas linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha, 5-lilás e 15-prata. O Metrô transporta cerca de 4 milhões de passageiros por dia.

Já a linha 4-amarela, que é operada pela iniciativa privada, terá atividades normais neste dia, de acordo com a concessionária Via Quatro.

Outra categoria que confirma paralisação para esta quarta-feira, embora parcial, é a de motoristas de ônibus da frota municipal. A orientação do sindicato dos condutores é que nenhum coletivo circule por oito horas: da 0h às 8h, causando dificuldades para quem se desloca ao trabalho.

Os ferroviários, que se dividem em três sindicatos diferentes, definirão nesta terça-feira se paralisarão os serviços da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ou se participam do dia de protesto de outras maneiras.


Endereço da página:

Links no texto: