Folha de S. Paulo


1 em cada 3 roubos em shoppings de São Paulo ocorre no estacionamento

Robson Ventura/Folhapress
agora
Guarita em estacionamento do Shopping Metrô Itaquera, na zona leste da capital

Um em cada três assaltos em shoppings centers da capital aconteceram nos estacionamentos. No ano passado, a Polícia Civil registrou 96 roubos nos centros de compra paulistano. Isso representa uma média de um assalto a cada quatro dias.

O Agora obteve, por meio da Lei de Acesso à Informação, os boletins de ocorrência dos 96 casos. Trinta deles ocorreram em estacionamentos. Em segundo lugar estão as lojas, com 19 casos (19,8% do total). O restante aconteceu em outros locais, como banheiros e praças de alimentação dos shoppings.

Diferentemente do que o consumidor pode pensar, não é durante a noite que os ladrões atacam com mais frequência. Os criminosos agem principalmente entre as 12h e as 18h. Pouco menos da metade dos roubos ocorreram no horário da tarde (43).

Líder do número de assaltos, o Shopping Metrô Itaquera (zona leste) teve, sozinho, 17 casos. Os números podem ser maiores, porque há vítimas que não registram ocorrência. Consumidores, funcionários e até mesmo vigilantes são alvo dos bandidos.

O shopping, que fica ao lado da estação de metrô e de uma unidade do Poupatempo, teve roubo de tudo quanto é tipo em 2016 e, segundo funcionários, há crime que não foi notificado na polícia.

CELULARES

Em julho do ano passado, um bando armado invadiu uma loja de celulares e fez três funcionários reféns, levando cerca de 180 aparelhos do estoque. Eles mostraram as armas, levaram a gente para o estoque e fizeram a limpa.

"Fugiram e ninguém fez nada", afirmou uma das vendedoras que estava no local na hora do crime, ocorrido por volta das 11h20. Esse caso não aparece nos boletins de ocorrência obtidos pelo Agora.

Depois do Metrô Itaquera, o shopping com mais casos foi o Metrô Tatuapé, com 7 ocorrências.

NA PORTA

Ao cruzar a porta de vidro que separa o supermercado do estacionamento, no Shopping Metrô Itaquera (zona leste), uma microempresária de 40 anos foi surpreendida por ladrões. O crime aconteceu em janeiro do ano passado e causou traumas que duram até hoje.

"Só voltei neste ano ao shopping, mas sempre com alguém comigo. Sozinha, eu não volto mais", disse.

Ao caminhar com os ladrões pelo estacionamento, ela tentou jogar fora o tíquete. Foi quando recebeu mais uma ameaça. "Eles perceberam e disseram que estourariam a cancela e a minha cabeça", afirmou. Ela ficou cerca de uma hora nas mãos dos bandidos.

FURTOS

No ano passado, a Polícia Civil registrou três furtos (sem ameaça à vítima) por dia, em média, nos shoppings da capital. Foram 1.179 casos no total na capital.

O shopping Aricanduva (zona leste) foi o com o maior número de ocorrências, 113 casos. Os furtos são registrados em grande parte dentro das lojas -foram 315 casos, praticamente um a cada quatro registros dessa natureza.

SEGURANÇA

A Polícia Militar diz que faz patrulhamento preventivo e ostensivo no entorno dos shoppings, em apoio à segurança dos estabelecimentos.

A Polícia Civil diz que, ao contrário do que aponta a reportagem, o roubo a uma loja da Samsung no Shopping Metrô Itaquera teve inquérito instaurado.

O Shopping Metrô Itaquera diz que trabalha constantemente na revisão de suas políticas de segurança, bem como atua em parceria com as polícias Militar e Civil.

O Metrô Tatuapé diz que o índice de ocorrências identificada internamente em 2016 esteve dentro da média para um empreendimento que registra até 80 mil pessoas por dia.

O Shopping Aricanduva afirma que não comenta sobre segurança. O Cantareira Norte Shopping diz que possui equipe para garantir a segurança dos frequentadores. O Shopping Penha diz que dimensiona a equipe e recursos de acordo com o seu porte. O Ibirapuera diz que modernizou seu centro de monitoramento. O Mais Shopping diz que as ocorrências caíram 20% em 2016. O Central Plaza, o Metrô Tucuruvi e o Metrô Santa Cruz não se manifestaram.

ATENÇÃO

O especialista em segurança pública e privada Jorge Lordello afirma que shoppings têm investido muito em segurança, mas que é importante também o consumidor tomar alguns cuidados, principalmente ao entrar e sair do carro.

"Não se faz nada dentro do carro. Se estacionou, desligou, saia. Para entrar, a mesma coisa. A pessoa fica do dentro do veículo porque acha que, por estar no shopping, não precisa se preocupar com a segurança", diz.

Segundo Lordello, outra dica importante é estacionar perto de um local movimentado, como uma porta, ou ao lado de uma guarita. Ele diz que isso costuma inibir a ação dos ladrões.


Endereço da página: