Folha de S. Paulo


Vila Madalena deve ficar de fora do Carnaval a partir de 2018, diz Doria

Victor Moriyama - 19.fev.17/Folhapress
Residencial, rua da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, fica tomada por foliões durante o Carnaval
Residencial, rua da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, fica tomada por foliões no Carnaval

Tradicional point de foliões, a região da Vila Madalena, na zona oeste de São Paulo, deve ficar sem Carnaval a partir do próximo ano. A afirmação foi feita nesta segunda-feira (6) pelo prefeito João Doria (PSDB), em entrevista à Jovem Pan. "É um bairro eminentemente residencial", destacou ele.

"Provavelmente não faremos mais Carnaval na Vila Madalena, não há condições pra isso. A Vila Madalena fica muito machucada, muito afetadas. Embora tenha bares, restaurantes, comércio, é um bairro eminentemente residencial", afirmou, destacando que não se trata apenas do descanso dos moradores, mas também do acesso às casas que fica comprometido durante as festas.

Segundo o prefeito, o Carnaval de rua no bairro começou com 70 mil pessoas e agora está em 250 mil. "Se esse crescimento ocorrer novamente, teremos 450 mil pessoas em um bairro residencial, isso não é razoável", disse o tucano mais tarde, em entrevista à imprensa no final do dia.

Segundo Doria, o Carnaval de rua continuará a ser incentivado na cidade, mas em outras áreas, como a rua da Consolação (na região central), onde, segundo ele, "existem residências também, mas não há no mesmo volume que temos na Vila Madalena".

Bruno Poletti - 18.fev.2017/Folhapress
Ruas da região da Vila Madalena, na zona oeste, após passagem de bloco de Carnaval
Ruas da região da Vila Madalena, na zona oeste, após passagem de bloco de Carnaval

Até o ano passado, a Vila Madalena concentrava a maior parte dos foliões e os problemas decorrentes, como excesso de lixo, barulho na madrugada, furtos e dificuldade na dispersão do público. Houve até confrontos entre policiais militares e pessoas que se recusavam a deixar as ruas –cenas recheadas de bombas de efeito moral.

Neste ano, porém, o bairro já tinha sido desbancado pela região central na concentração de blocos. A região da Sé foi que teve o maior número dos mais de 430 blocos, seguido por Pinheiros, Lapa e Vila Mariana.

Doria também admitiu nesta segunda que houve problemas no trânsito da cidade por conta de alguns blocos e afirmou que em 2018 será investido "mais tempo em avisar, comunicar as pessoas, que, por circularem sem informação, ficam no trânsito, irritadas, com razão".

'VOCAÇÃO DO BAIRRO'

Para integrantes do bloco Vou de Táxi, que nasceu no bairro, podem ser encontradas soluções que não excluam a Vila Madalena da folia. "É a vocação do bairro, que estaria sendo removida", diz Jefferson Rocha, lembrando que a região concentrou o maior número de blocos nos anos anteriores.

Blocos que ganharam popularidade, como o Vou de Táxi, migraram para outras regiões, como o circuito da avenida Faria Lima. Ainda assim, o espírito festivo da região pode ser preservado, diz Giovanni de Luca, também do bloco. "Tem como chegar num meio termo. Tem vários blocos pequenos que ocorreram lá no meio da Vila e que foram ótimos.Se organizar, dá para ter bloco em todos os lugares, inclusive na Vila Madalena."


Colaboraram FILIPE OLIVEIRA e PAULO GOMES


Endereço da página:

Links no texto: