Folha de S. Paulo


Carro alegórico perde controle e deixa 20 feridos na Marquês de Sapucaí

Assista ao vídeo de acidente no sambódromo

Um acidente com um carro alegórico da escola de samba Paraíso do Tuiuti deixou pelo menos 20 pessoas feridas no Sambódromo da Marques de Sapucaí, na primeira noite de desfiles do Grupo Especial do Rio, neste domingo (26). Não há registro de óbitos.

As vítimas foram prensadas pelo último carro alegórico da escola, que abrir os desfiles após subir para a primeira divisão do Carnaval carioca. Quando entrava no sambódromo, ele avançou sem controle para a esquerda sobre a grade da arquibancada.

Entre os feridos havia jornalistas e integrantes de escolas de samba. Oito feridos foram socorridas por ambulâncias. Três casos mais graves –um deles com fratura exposta– foram socorridos ao hospital Souza Aguiar, próximo à região da Marquês de Sapucaí. Os demais foram atendidos no próprio sambódromo.

Jaime Cezário, carnavalesco da escola Porto da Pedra, estava na entrada da avenida e foi um dos atingidos, sem maior gravidade.

"Primeiro, ele [o carro alegórico] avançou para o lado da grade, e o povo não teve como fugir. Depois, ele foi em alta velocidade para a direita, onde eu estava. Tivemos de nos jogar cada um para um lado para não sermos esmagados", disse Cezário.

Segundo testemunhas, o carro derrapou no setor 1, na área de concentração, antes de entrar na avenida. O carro bateu duas vezes, primeiro à esquerda, prensando pessoas contra o muro, e depois à direita, onde a colisão foi menos grave.

Segundo a Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) o carro ficou desgovernado por causa das chuvas que atingiram o Rio neste domingo.

"Com a chuva, o carro pendeu para o lado esquerdo. Tentou-se trazer para o meio, mas ele se desgovernou. As pessoas nas laterais ficaram feridas. Foram devidamente atendidas, e vamos continuar o nosso Carnaval", diz o diretor da Liesa, Elmo dos Santos.

Socorristas e ambulâncias do sambódromo foram acionados enquanto a Paraíso do Tuiuti continuava seu desfile. O carro envolvido no acidente seguiu até o fim do sambódromo, onde passou por uma análise da Polícia Civil.

Apesar do acidente, os desfiles da noite continuaram com a Grande Rio, que trouxe à avenida a biografia da cantora Ivete Sangalo. Em seguida desfilaram as escolas Imperatriz Leopoldina, Unidos de Vila Isabel, Salgueiro e Beija-Flor.


Endereço da página:

Links no texto: