Folha de S. Paulo


Galo da Madrugada, Bola Preta e blocos de SP levam multidões às ruas

Ricardo Borges/Folhapress
Foliões no Cordão da Bola Preta, no centro do Rio, na manhã de sábado (25)

Os Carnavais recifense, carioca e paulistano levaram multidões às ruas neste sábado (25) com desfiles tradicionais, como Galo da Madrugada e Cordão da Bola Preta, ou "novatos" –caso do Agrada Gregos, que saiu pelo segundo ano em São Paulo e atraiu milhares à região central.

Homenageando os cantores e compositores Alceu Valença e Jota Michiles, o Galo fez seu 40° desfile. Com o título de "maior bloco do planeta", buscou arrastar 2 milhões de foliões sob sol forte e calor de mais de 35°C –30 trios animaram 6 km de trajeto.

Artistas como Fafá de Belém cantaram ritmos pernambucanos. Uma novidade no galo de 15 toneladas foi a pintura feita por grafiteiros.

No Rio, o Cordão da Bola Preta, o funk do bloco da Favorita e outros grupos arrastaram 1,6 milhão de foliões, segundo a Riotur. Homenageando neste ano Pixinguinha e a cantora Dalva de Oliveira, o Bola Preta teve, além de marchinhas, samba, pop e funk.

Criado em 2012, o bloco da Favorita, com origem numa festa funk da Rocinha, contou com a presença de atrizes globais em Copacabana, como Bruna Marquezine, Juliana Paes e Isis Valverde.

Houve confusão e um rapaz suspeito de furtar os foliões foi espancado. Seguranças contiveram a briga.

Em São Paulo, a região da Bela Vista ficou superlotada com foliões do Agrada Gregos e bloquinhos autônomos –com caixas de som tocando funk e axé, como um pancadão. Um ônibus tentou passar pela multidão, foi invadido e teve seu teto ocupado e vidros quebrados.


Endereço da página: