Folha de S. Paulo


Trump, Eike e Sérgio Cabral: Carnaval reflete ano em fantasias; veja dicas

Fantasia costuma ser um drama para quem leva a sério o Carnaval. O sucesso não é medido pela superprodução da fantasias. Indumentárias simples, e bem sacadas, costumam ser garantia de diversão certa.

Uma das estratégias dos foliões é usar a fantasia como uma espécie de retrospectiva do ano que passou. E 2016 foi um prato cheio para ideias. Se a inspiração ainda não veio, algumas dicas estão aqui:

1 - Power point da Lava Jato

O power point usado pelo procurador Deltan Dallagnol para caracterizar a suposta participação do ex-presidente Lula no esquema de corrupção alvo da Operação Lava Jato virou meme na internet. Assim, uma enorme fonte de inspiração para o Carnaval.

É comum foliões levarem painéis de papelão com "layout" de redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram, com uma "janela" para a realidade. Coloque-se no centro do "slide da Lava Jato" e elenque os seus melhores atributos.

2 - Sérgio Cabral e Eike presos

Fantasia de presidiário é um clássico no Carnaval. Mas neste ano, tudo indica que a camisa preta e branca listrada será aposentada.

Em seu lugar virá a camisa verde da Seap (Secretaria de Administração Penitenciária) do Rio, com a qual o ex-governador Sérgio Cabral tirou fotos ao ser preso. Se quiser se dedicar, vale também raspar o cabelo, regra no sistema penitenciário fluminense.

Luiza Franco/Folhapress
16.02.2017 - Uniforme de predio de Eike e Cabral viram fantasia. Foto Luiza Franco/Folhapress ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
Uniformes de presídios viram fantasia no ano em que Sérgio Cabral e Eike Batista foram presos

3- Lista da Odebrecht

As delações da Odebrecht ainda não foram todas divulgadas, mas a lista de apelidos de políticos é um manancial de inspiração para fantasias. Ela pode combinar com a clássica indumentária de "Índio" –apelido atribuído ao senador Eunício Oliveira (PMDB-CE)–, ou gerar um novo visual, como o "Angorá" –codinome do ministro Moreira Franco (PMDB-RJ).

É possível também encarnar uma espécie de enciclopédia dos apelidos criados pelos empresários.

Marcus Leoni/Folhapress
SÃO PAULO, SP, 18.02.2017: CARNAVAL-FANTASIA - O bartender Guilherme Faro, 21, pesquisou pinturas de pele em indígenas para criar sua fantasia. (Foto: Marcus Leoni/Folhapress)
Folião se veste de Índio no carnaval de São Paulo

4 - 'Bessias'

Um dos momentos mais tensos no cenário político de 2016 foi a divulgação da conversa telefônica entre os ex-presidentes Dilma Rousseff e Lula. Nele, um personagem misterioso apareceu: o "Bessias".

Pouco se sabe dele, mas todos descobriram o que faria: levaria o termo de posse para que o petista assumisse a Casa Civil. Basta uma camisa formal, um crachá identificável e um... "termo de posse".

5 - Pokemon Go

A febre eletrônica do ano passado conta com mais de 30 personagens. Mas não é necessário se prender aos existentes. O jogo também pode ser apenas uma referência. Pode virar uma adaptação como "Colombina/Pierrô Go"...

6 - Eclipse solar

Um eclipse solar vai acontecer no domingo de Carnaval. Divida atenções com o fenômeno ou interaja com ele vestido a caráter.

7 - Donald Trump

Já fez sucesso nas ruas do pré-Carnaval uma fantasia coletiva do muro proposto pelo presidente norte-americano Donald Trump. Mas basta uma peruca loura e maquiagem laranja para tentar imitá-lo. Para os que querem se dedicar mais, um terno e gravata (já desgastados, se possível) também ajuda na caracterização.

Robson Ventura/Folhapress
Sao Paulo, SP 22/02/2017 Brasil. Fantasias de carnaval.Movimentacao de pessoas comprando fantasias na regiao da 25 de marco. Mascaras de presidente americano Donald Trump. ( Robson Ventura/Folhapress ). EMBARGADA PARA VEICULOS ONLINE *** UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA *** FONES 32242169 3224 3342 ***
Máscara de carnaval do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

8 - 'Largado' olímpico

Muita gente já esqueceu, mas o Brasil foi sede da Olimpíada no ano passado. O legado do evento ainda é alvo de questionamentos. Anéis olímpicos danificados, roupa de voluntários ou mesmo o mascote Vinícius buscando emprego podem ser formas divertidas de discutir o "largado olímpico".

9 - Tonga

É possível também tentar causar o mesmo furor que Pita Nikolas Taufatofua causou na abertura da Olimpíada de 2016 ao entrar no Maracanã na cerimônia de abertura dos Jogos. Besunte o corpo de óleo, use uma saia com motivos indígenas e, quem sabe, arrume uma bandeira de Tonga –ou de seu país imaginário.

10 - Glória Pires comentarista

Se nenhuma dica agradou, e a imaginação própria não funcionou, analise a indumentária alheia. Inspire-se na atuação da atriz Glória Pires na apresentação do Oscar de 2016, faça plaquinhas com suas frases marcantes e avalie os foliões que encontrar.

Busca Blocos


Endereço da página:

Links no texto: