Folha de S. Paulo


Na cracolândia, Blocolândia desfila por integração e garantia de direitos

Eduardo Anizelli/Folhapress
Foliões se divertem no bloco cracolândia no centro da cidade
Foliões se divertem no Blocolândia, bloco na cracolândia, na região central de São Paulo

O Carnaval paulistano começou nesta sexta-feira (24), no centro da cidade. Mais especificamente, na região conhecida como cracolândia, na Luz.

O Blocolândia, bloco de Carnaval que reúne trabalhadores da região, usuários de drogas, e militantes de causas sociais, saiu por volta das 13h40, com cerca de 50 pessoas.

Além de divertir a população em uma região degradada da cidade em que o uso de drogas ocorre a céu aberto e de conflitos, como o da tarde desta quinta (23), o objetivo do bloco é integrar a comunidade local.

De acordo com os organizadores, trata-se de incentivar ações de redução de danos e de garantia de direitos, favorecendo a ocupação do espaço público e a mobilização política.

O grupo, enfeitado com máscaras, chapéus e purpurina, canta marchinhas que fala sobre a relação com o crack e a sobre a maneira como os usuários são vistos: "No sol, na lua/O bloco da pedra tá na rua/Eu viro pedra, eu viro pó/Eu já sou crack pra desenrolar os nós" e "Não sou escória/Não sou zumbi/Cidade inglória/Ouve minha história/Não vem tirar meu povo daqui".

Busca Blocos


Endereço da página:

Links no texto: