Folha de S. Paulo


Doria aparece sem cinto de segurança ao gravar um vídeo dentro de carro

Reprodução/Instagram/jdoriajr
O prefeito aparece sem cinto de segurança ao gravar mensagem dentro do carro
O prefeito aparece sem cinto de segurança ao gravar mensagem dentro do carro

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), apareceu sem cinto de segurança ao gravar um vídeo dentro de um carro para anunciar o início de mais um dia de trabalho.

A gravação ocorreu nesta segunda (20) antes de o tucano sair para encontrar o governador do Estado, Geraldo Alckmin, em uma agenda conjunta na Secretaria de Estado da Justiça e da Defesa da Cidadania.

De acordo com a prefeitura, Doria estava com o cinto de segurança, mas afastado do corpo para poder efetuar a gravação da mensagem.

No vídeo (confira abaixo), o tucano está virado para o banco de trás falando com a câmera sem que o cinto de segurança apareça afivelado. "Olá pessoal, bom dia! Agora são 5h04. Estamos a caminho do trabalho e vocês vão saber por quê e onde estamos indo a esta hora na madrugada de segunda-feira."

João Doria

Logo em seguida, o motorista começa a movimentar o carro sem mostrar Doria afivelando o cinto. A infração para esse tipo de penalidade é grave, com multa de R$ 195,23.

De acordo com o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), é obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional, salvo em situações regulamentadas pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

OUTROS CASOS

Em 2013, uma propaganda do PSDB exibia uma grave infração de trânsito de uma van que, pela edição de imagens, aparentava transportar o presidente do PSDB, Aécio Neves (MG). Aos 4min44s, a van ultrapassa um caminhão, em faixa contínua, na contramão.

Na ocasião, a produtora Narrativa, responsável pela filmagem, pediu desculpas e esclareceu que Aécio Neves não estava na van no momento da ultrapassagem.

Veja vídeo

No mesmo ano, a então presidente Dilma Rousseff foi fotografada dentro de um carro segurando o neto de três anos no colo, no banco de trás do veículo em Porto Alegre (RS).

As normas brasileiras de trânsito determinam que crianças de 1 a 4 anos devem usar obrigatoriamente a cadeirinha. A desobediência à norma é considerada infração gravíssima pelo CTB. Logo depois, Dilma pediu desculpas em sua conta no Twitter.


Endereço da página:

Links no texto: