Folha de S. Paulo


Após dias secos em SP, chuvas podem voltar no Carnaval e calor continua

Eduardo Knapp/Folhapress
Sao Paulo, SP, BRASIL, 16-02-2015 15h05:Carnaval na Vila Madalena.Sob chuva casal se beija na rua Aspiculeta na passagem do Bloco Bregs Nice (Foto Eduardo Knapp/FolhapressI. COTIDIANO)
Casal se beija no Carnaval de rua em 2015, na Vila Madalena, em SP

As chuvas devem voltar a aparecer em São Paulo, entre esta segunda-feira (20) e sexta-feira (24), depois da cidade alcançar algumas das temperaturas mais altas do ano, segundo o Instituto Nacional de Metereologia (Inmet). A previsão é que as precipitações voltem a aparecer no final da tarde, a partir de quarta-feira (22), devido à aproximação de uma massa de ar frio. E o calor continua.

No último domingo (19), a estação meteorológica do Inmet no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, registrou temperatura de 34,6ºC, a mais alta de 2017 e também desde o início do verão, em 21 de dezembro de 2016, na cidade.

Para esta terça (21), a máxima prevista pelo Inmet é de 32ºC e a mínima, de 20ºC. Até quinta-feira (23), o tempo permanece com temperaturas elevadas em São Paulo e predomínio de céu com poucas nuvens. Há possibilidade de pancadas de chuva rápidas e isoladas no fim tarde, especialmente na quarta-feira, de acordo com o Instituto de Metereologia.

Tempo
Confira a previsão para a sua cidade

A situação muda a partir de sexta-feira e durante o fim de semana. A temperatura máxima deve diminuir gradativamente e as áreas de chuva podem ganhar força e ficar mais abrangentes no decorrer da tarde. Confira as mínimas e máximas para esta semana abaixo.

"A tendência agora é que as temperaturas elevadas caiam até quinta ou sexta-feira. Nesses dias, a chegada de uma massa de ar frio pode provocar pancadas de chuva no final da tarde", diz Franco Villela, metereologista do Inmet.

Apesar de a volta das chuvas coincidir com o início dos desfiles de carnaval em São Paulo, não há previsão que elas atrapalhem. Segundo Villela, as precipitações não devem se estender até a noite. "Porém, podem ser fortes, porque não tem chovido nos últimos dias", ele afirma. Problemas no transporte público, no trânsito e com enchentes costumam ser recorrentes após chuvas na capital.

*

VEJA AS TEMPERATURAS MÍNIMA E MÁXIMA PREVISTAS ATÉ SEXTA:

Segunda-feira (20)
Mín.: 22ºC
Máx.: 34ºC

Terça-feira (21)
Mín.: 20ºC
Máx.: 32ºC

Quarta-feira (22)
Mín.: 21ºC
Máx.: 31ºC

Quinta-feira (23)
Mín.: 21ºC
Máx.: 30ºC

Sexta-feira (24)
Mín.: 22ºC
Máx.: 31ºC

Fonte: Inmet 20.fev.2017

Busca Blocos


Endereço da página:

Links no texto: