Folha de S. Paulo


Em fim de semana agitado, blocos de rua de SP terão 170 desfiles em 2 dias

Rogerio Cavalheiro/Futura Press/Folhapress
Movimento em loja na rua 25 de março, no centro de São Paulo; foliões buscam máscaras e adereços para desfilar nos blocos
Movimento em loja na rua 25 de março, no centro de São Paulo; foliões buscam máscaras e adereços

Depois do "esquenta" dos primeiros blocos oficiais do Carnaval de São Paulo nesta sexta-feira (17), a cidade terá um final de semana agitado, com 170 desfiles espalhados por diversas regiões neste sábado (18) e domingo (19).

A programação inclui blocos de manhã até a noite e será um teste para a infraestrutura montada pela gestão João Doria (PSDB) para 2017, incluindo restrições em áreas como miolo da Vila Madalena (zona oeste), Minhocão e praça Roosevelt (centro).

O bloco Bicho Maluco Beleza (às 10h, no Monumento às Bandeiras) é um dos destaques entre os 106 desfiles deste sábado. Dos 64 de domingo, Monobloco (às 10h, na av. Pedro Álvares Cabral) e Acadêmicos do Baixo Augusta (16h, na rua da Consolação) estão entre os que têm potencial para atrair multidões.

A prefeitura também decidiu montar palcos para shows no Anhangabaú e no largo da Batata, que funcionarão até as 23h para atrair os foliões dispersos dos blocos.

-

Editoria de Arte/Folhapress
Mapa dos blocos 18fev
Mapa dos blocos 18fev

SÁBADO (18)
1. Bloco Infantil Filhos da Foto, 10h, al. Barão de Limeira;
2.Bicho Maluco Beleza, 10h, Monumento às Bandeiras;
3. Casa Comigo, 11h, av. Brig. Faria Lima, 432;
4. Avisa Lá, 12h, r. dos Pinheiros;
5. Toca um Samba Aí, 13h, av. Brigadeiro Faria Lima;
6. Manga Rosa, 13h, r. Serranos;
7. Bloco Beleza Rara, 13h, r. Fiandeiras, 970;
8. Pimentas do Reino, 14h, r. Fidalga;
9. Ritaleena, 14h, r. dos Pinheiros;
10. Amigos Atoa na Freire, 15h, r. Oscar Freire;
11. Bloco ¡Venga-Venga!, 16h, viaduto Santa Ifigênia;
12. Bloco Soviético, 17h, r. Fernando de Abuquerque;
13. Banda Redonda, 19h às 23h, vale do Anhangabaú;

DOMINGO (19)
1. Monobloco, 10h, av. Pedro Álvares Cabral;
2. Bloco Lua Vai, 12h, av. São Luís;
3. Bloco do Fico, 13h, r. dos Patriotas;
4. Pilantragi, 13h, av. Professor Alfonso Bovero;
5. C.C. Confraria do Pasmado, 14h, r. dos Pinheiros;
6. Gambiarra e Tiago Abravanel, 14h, av. Faria Lima (Bar Pirajá);
7. Acadêmicos do Baixo Augusta, 16h, r. da Consolação;
8. Bloco Salete Campari, 16h, largo do Arouche;
9. Baile do Bixiga 70 com Liniker, 19h às 23h, largo da Batata.

-

CENTRO

A quantidade de desfiles de blocos neste final de semana supera inclusive a do próprio feriado de Carnaval, quando estão previstos 154 –entre 24 e 28 de fevereiro.

Nesta sexta, os primeiros blocos oficiais cadastrados pela prefeitura fizeram desfiles principalmente no centro.

O bloco "Nega Fulô e o Palhaço Bebum" participou do Carnaval paulistano pelo segundo ano, tocando MPB e marchinhas tradicionais.

Ele foi criado por dois amigos que pularam em muitos carnavais pelo Brasil, como Salvador, São Luiz do Paraitinga, no interior de SP, e Rio.

Os organizadores fecharam um quarteirão que abrange as ruas General Jardim e Bento Freitas. O lema do bloco é "Minha carne é de Carnaval e meu coração é igual", em alusão a uma música da banda Novos Baianos.

"Sempre viajávamos no Carnaval, em uma conversa de boteco resolvermos criar o bloco, somos foliões natos", diz Ana Paula Silva, uma das criadoras e madrinha do bloco, fantasiada de Nega Fulô.

Também na região central, o bloco Será que el é? levou marchinhas tradicionais, como "Cabeleira do Zezé", e muita música eletrônica, ao largo do Arouche.

O título do bloco, criado pelo Museu da Diversidade Sexual, dentro do metrô República, faz referência à famosa marchinha "Será que ele é", sucesso dos bailes de Carnaval desde os anos 1960.

Uma das convidadas do bloco foi Rita Cadillac, que já havia sido rainha de outro bloco da comunidade LGBT em 2016. "Eu sou de todos os sexos", afirmou Rita, sobre a importância de discutir a diversidade no Carnaval.


Endereço da página: