Folha de S. Paulo


Helio Matheus (1940-2017)

Mortes: Compositor de clássicos e palavras cruzadas

Quando o avô de Helio Matheus deu de presente ao neto, ainda menino, um banjo, não poderia imaginar que, anos depois, ele comporia para cantoras como Wanderléa, Elis Regina e Vanusa.

São dele as músicas "Camisa 10", "Kriola" e "Comunicação" (canção com que Elis Regina abria a turnê do disco "Em Pleno Verão"), sucessos da MPB e do soul nos anos 1960 e 1970.

Gravou em 1975 o disco "Matheus Segundo Matheus", hoje considerado um clássico cult. O maior sucesso na própria voz veio com a música "Boi da Cara Branca", que fez parte da trilha sonora da novela "O Astro", de 1977.

Em casa divertia-se criando palavras cruzadas. "Ele tinha uma habilidade matemática incrível para poder encaixar as palavras sem erro", conta a filha Heliana, para quem Helio compôs a música "Bom Dia, Maravilha".

Da infância com o pai, ela se lembra do fascínio ao vê-lo chegando em casa de colete e violão nas costas. "Queria ser igual a ele", diz Heliana, hoje cantora.

No ostracismo e longe dos amigos famosos que um dia colecionou, Helio lançou o último disco em 1996, "Renascendo", uma tentativa de retomar o sucesso que fez décadas antes.

Mas não conseguiu cumprir o que propunha o nome do álbum e, com problemas de alcoolismo e longe da família, viveu os últimos anos de sua vida em albergues públicos em São Paulo.

No Retiro dos Artistas, no Rio, passou os últimos meses antes de morrer, na última quinta-feira (9), aos 76. Deixa três filhos e netos.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: