Folha de S. Paulo


Santa da janela ainda atrai fiéis 15 anos após aparição

Rubens Cavallari/Folhapress
Em julho completa 15 anos da aparição de uma imagem de Nossa Senhora em janela de residência
Em julho completa 15 anos da aparição de uma imagem de Nossa Senhora em janela de residência

Todos os dias, às 18h. Sem exceção, esse é um horário sagrado na casa de número 330 da rua Antônio Bernardino Correa, em Ferraz de Vasconcelos (Grande SP). É o momento em que fiéis vão rezar para a Nossa Senhora da Janela, como foi batizada carinhosamente uma imagem que apareceu no vidro da residência em 2002.

No dia 14 de julho deste ano, a aparição da imagem vai completar 15 anos. Na época de sua descoberta, a casa recebeu mais de 180 mil visitas de cristãos e curiosos.

Até hoje o local é um santuário: a garagem ganhou um pequeno altar e os donos da casa deixam os portões abertos todos os dias.

No local há uma mesa com a Bíblia, vela, terços, água benta, livros de cantos e de agradecimentos e pedidos. Há também uma imagem de Jesus Cristo crucificado e cadeiras para os visitantes se sentarem. É comum pedestres fazerem o sinal-da-cruz ao passarem pela casa, prática de cristãos em frente a igrejas. Há, também, quem reze na frente do portão.

Especialistas e a própria Igreja Católica já disseram oficialmente que a imagem não é um milagre -a explicação científica é a de que a mancha foi causada pelo armazenamento errado do vidro.

Mas a fé é maior do que tudo, dizem os cristãos que ainda acreditam que a imagem é um milagre de Nossa Senhora. "Aos poucos foi diminuindo a quantidade de pessoas que vêm rezar. Tem dia que só vem uma ou duas, mas a santa nunca fica sozinha. De fim de semana vem mais gente", diz a pensionista Maria Rosa Pereira, 72 anos, com o terço na mão.

MISSA

Uma vez por ano, a garagem e a rua lotam: na data de aniversário de aparição da imagem, uma missa é realizada. "O importante para a Igreja é a fé das pessoas, que não depende de explicações. Continuamos a celebrar missas por causa dessa manifestação", diz o padre José Eduardo Ferreira, responsável pela igreja do bairro na época da aparição.

A comerciante Elza Meireles Santos, 58, diz que frequenta a casa desde o começo e atribui milagres à santa. "Minha filha teve um tumor na cabeça. Ela sobreviveu sem sequelas porque eu coloquei nas mão da santa", disse a comerciante.

Rubens Cavallari/Folhapress
Fiéis rezam em frente a imagem de santa em janela de casa de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo
Fiéis rezam em frente a imagem de santa em janela de casa em Ferraz de Vasconcelos

Para o professor de teologia Gerson Moraes, da Universidade Mackenzie, o ser humano acredita naquilo que foge da realidade. "Qualquer coisa pode virar um objeto de culto. As pessoas entendem que tudo com caráter sobrenatural é manifestação do divino", disse Moraes.

De acordo com o professor Edgar Dutra Zanotto, da Universidade Federal de São Carlos, isso acontece quando o vidro é armazenado de uma forma errada, ficando exposto à umidade.

Uma comissão de especialistas concluiu que a mancha na janela é uma figura geométrica arredondada, formada depois de uma reação química no vidro.


Endereço da página:

Links no texto: