Folha de S. Paulo


PM do Espírito Santo usa helicóptero para tirar policiais de quartel

Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo
 Governo usa helicóptero para tirar policiais de dentro de quartel no Espírito Santo
Governo usa helicóptero para tirar policiais de dentro de quartel no Espírito Santo

Para permitir que policiais militares do Espírito Santo voltem a trabalhar, o governo usou um helicóptero a fim de tirar 70 agentes de dentro do quartel do Comando-Geral da PM.

Eles estavam impedidos impedidos de sair do local por familiares de outros policiais que protestam por aumento de salário para a categoria.

No total, 137 pessoas já morreram desde o início do motim dos agentes no Estado, que já dura uma semana. Só entre a manhã a última sexta (10) e a manhã deste sábado (11)

Cerca de 600 agentes atenderam a um chamado do comando da PM e voltaram para as ruas nas cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica, Serra e Cachoeiro, segundo a Secretaria de Segurança Pública. O efetivo no Estado é de 10 mil policiais, sendo que 2.000 saem às ruas por dia.

A greve de policiais, contudo, permanece e o policiamento não está completamente restabelecido. O movimento é composto majoritariamente por praças, que formam a maior parte do efetivo da PM.

Entre os que se apresentaram neste sábado, a maioria é oficial, ou seja, policiais de altas patentes.

Na segunda-feira (6), o comando da PM já havia feito um chamado para apresentação a pé. O método, no entanto, gera críticas de que, com poucos colegas na rua e sem carros, os policiais estariam expostos.

Porém neste sábado, a pressão para a retomada do policiamento é maior, já que 703 policiais já foram indiciados pelo crime de revolta, que prevê de 8 a 20 nos de prisão.


Endereço da página:

Links no texto: