Folha de S. Paulo


Número de carros de apps supera o de táxis em SP, revela secretário de Doria

O número de veículos do Uber e dos demais aplicativos desse tipo de transporte já superou o total de táxis que rodam na cidade de São Paulo. São cerca de 50 mil contra 38 mil. A informação foi dada pelo prefeito, João Doria (PSDB), em entrevista à rádio CBN, após receber a informação de seu secretário de Transportes, Sérgio Avelleda.

O Uber domina o mercado de carros compartilhados na cidade e estima-se que nove em cada dez carros de aplicativo que circulam hoje são da empresa.

Essa é a primeira vez que a Prefeitura de São Paulo divulga o número de carros de aplicativos que circulam atualmente na cidade. Essa quantidade vinha sendo mantida sob sigilo tanto pela gestão municipal como pelas empresas de transporte que conectam motoristas particulares a passageiros.

Procurado, o Uber não quis comentar a divulgação do número da cidade e disse apenas que tem mais de 50 mil carros rodando pelo aplicativo em todo o país.

Controlar o número de carros dessas plataformas, conter a precarização do serviço e garantir receita para São Paulo é um dos desafios da gestão Doria, para evitar que isso sufoque os taxistas, por exemplo.

Para poder rodar, as empresas de aplicativos -que incluem ainda Cabify, Easygo e 99- pagam atualmente à cidade R$ 0,10 a cada quilômetro rodado.

MONOPÓLIO

Diante de um iminente monopólio do Uber, o então prefeito Fernando Haddad (PT) havia criado uma espécie de sobretaxa, aumentando em até 300% a cobrança, de acordo com a quantidade de quilômetros rodados por empresa. O Uber, no entanto, obteve uma liminar e conseguiu derrubar a cobrança extra.

Em novembro do ano passado, o superintendente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos), Luiz Carlos Mantovani Néspoli afirmou que, além de evitar o domínio do Uber, é necessário o controle frequente da demanda e da qualidade, com avaliações periódicas do serviço e dados sobre oscilações de oferta e demanda.

"O Estado não deve estar ausente numa regra de mercado. Por exemplo, a lei que regulamenta o serviço tem que exigir controle sobre a documentação dos veículos, com a certificação de que o licenciamento está em dia", disse.

A Folha teve acesso a um gráfico que mostra a evolução das viagens do Uber. De 2015 para 2016, o serviço que antes se limitava ao centro expandido começou a se expandir para áreas periféricas da cidade.

Expansão do Uber em SP


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