Folha de S. Paulo


Tempestade em SP derruba muro e fere 41 em festa universitária

Além de deixar bairros alagados e árvores caídas, a forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quarta (1º) deixou ao menos 41 feridos em uma festa universitária de estudantes de medicina, na zona leste.

O volume de água do temporal em São Mateus, bairro próximo da região, chegou a 89,4 mm –equivalente a 40% da média de chuva da cidade num mês de fevereiro inteiro.

A enxurrada provocou a queda de um muro da chácara onde era celebrada a festa de calouros da Faculdade Santa Marcelina. Alunos e pelo menos quatro carros foram arrastados pela força da água até outro muro, que também acabou se rompendo.

O Hospital Santa Marcelina, ao lado da faculdade, diz que, dos 41 feridos atendidos devido ao desabamento, a maioria teve escoriações leves e acabou liberada. No começo da noite, nenhuma das vítimas internadas tinha estado grave, segundo a instituição.

Reprodução/Google Maps
SAO PAULO, SP, BRASIL-01-02- 2017 : desmoronamento na Rua Menininha Lobo, no bairro Parque do Carmo, na Zona Leste de São Paulo, deixou pelo menos 12 vítimas leves. Duas pessoas estavam desaparecidas, mas os bombeiros as localizaram.. ( Foto: Joel Silva/ Folhapress ) *** *** ( ***EXCLUSIVO FOLHA***)
Rua da Chácara Meu Pai, em Itaquera, antes e depois do desabamento do muro que feriu 41
Joel Silva/Folhapress
Rua da Chácara Meu Pai, em Itaquera, antes do desabamento do muro que deixou 41 feridos durante a chuva desta quarta (1º)
Rua da Chácara Meu Pai, em Itaquera, antes e depois do desabamento do muro que feriu 41

Inicialmente, duas pessoas chegaram a ser contabilizadas como desaparecidas após serem levadas pela enxurrada, mas foram localizadas depois em atendimento no hospital.

"É a primeira vez que a chuva arrasta desse jeito as coisas. Nunca vi coisa igual", afirmou a auxiliar de cozinha Giane Braga, 50, moradora da rua do desabamento.

A água do córrego Buracão, que fica atrás do local da festa, subiu rapidamente com a chuva, alagando a casa do pedreiro Daniel Fernandes, 57. "Nunca vi tanta água, subiu mais de um metro e meio."

A casa foi devastada pela água. Uma cadeira foi parar a 20 metros de distância.

Reprodução/TV Globo
Desmoronamento de muro deixou feridos em Itaquera, zona leste de São Paulo
Desmoronamento de muro deixou feridos em Itaquera, zona leste de São Paulo

A festa Caloucura foi organizada pela associação atlética dos alunos de medicina.

Segundo Benedito Salim, 80, dono da chácara, havia cerca de 150 pessoas na comemoração, que teve início às 12h e deveria acabar às 17h.

O local, segundo moradores, é bastante usado para festas e eventos da terceira idade. Tem piscina e funciona também como pousada.

"Recentemente, o dono reformou o local, ficou muito bonito", disse a aposentada Madalena Maldonado, 77.

Cidade dos alagamentos

ÁRVORES

Em Itaquera, também na zona leste, o rio Verde, próximo ao estádio do Corinthians, também transbordou, causando transtornos. Outros córregos da região que transbordaram foram o do Lajeado, no Itaim Paulista, e Itaquera-Mirim, em Guaianases.

Houve ainda queda de muros em Guaianases e Sapopemba, por exemplo.

No extremo norte da cidade, o córrego Perus também teve transbordamento. Na região, a gestão Fernando Haddad (PT) prometeu a construção de cinco piscinões, que estão em fase de licitação.

No meio da tarde, a chuva já havia derrubado sete árvores, principalmente no centro expandido da cidade.

Na avenida Angélica, a queda de uma árvore de grande porte interditou um quarteirão inteiro, entre as ruas Piauí e Maranhão. Funcionários da prefeitura usaram serras elétricas para cortar o tronco da árvore do meio da via e remover os pedaços.

Com a chuva, muitos semáforos apagaram e entraram no modo piscante. Na esquina das ruas Aracaju e Maranhão, agentes da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) tiveram de controlar o tráfego de veículos.

Com rajadas de vento de 53 km/h, o aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital paulista, chegou a ter 14 partidas canceladas e 14 chegadas desviadas para outros aeroportos.

Queda de árvore em Higienópolis


Endereço da página:

Links no texto: