Folha de S. Paulo


Decreto de Trump aumenta exigência para obtenção de visto para os EUA

TRUMP MUDA VISTO PARA BRASILEIROS - Decisão saiu em decreto que restringe migração

O decreto do presidente dos EUA, Donald Trump, que proibiu a entrada de refugiados e de cidadãos de sete países de maioria islâmica também ampliou as exigências para obter visto de entrada no país para brasileiros.

Segundo a embaixada americana no Brasil, quem quiser renovar uma permissão de entrada vencida de mesma categoria há mais de um ano precisará passar por nova entrevista —antes, o prazo era de quatro anos a partir do vencimento.

Também há mudanças na triagem. Serão dispensados do interrogatório quem tiver menos de 14 anos e mais de 79, contra a regra anterior em que a entrevista era obrigatória para pessoas entre 16 e 65 anos.

As novas regras começaram a valer na sexta-feira (27), ao ser assinado o decreto. A embaixada não informou, no entanto, se quem iniciou o processo nos consulados antes do decreto terá que passar pela entrevista.

O texto do decreto de Trump e as normas para o visto podem ser lidos, em português, no site da representação dos EUA. Além do Brasil, a Argentina também foi contemplada pela mudança.

As restrições saem após um ano em que o índice de rejeição de vistos para brasileiros deve triplicar. De acordo com o que a Folha apurou em novembro, 15% dos pedidos foram recusados em 2016, contra 5,36% em 2015.

A crise econômica brasileira, que força o aumento da imigração ilegal, seriam o principal motivo para a alta nas recusas. Assim como o Brasil, a Argentina enfrenta recessão e desemprego.

RECIPROCIDADE

As restrições deverão suspender os planos do Ministério do Turismo para isentar de visto os americanos para estimular a atividade.

O Itamaraty era contra, principalmente porque os americanos representam um terço da renda obtida com os vistos. Também é possível um endurecimento por parte do Brasil em reciprocidade.

Dentre os cidadãos latino-americanos, apenas os chilenos não precisam de vistos para ir aos EUA. Por outro lado, o Brasil é uma das nações da região a exigir aos americanos visto prévio à viagem, além de Cuba e Venezuela.

Antes da crise econômica, a gestão do democrata Barack Obama estudava retirar a exigência de permissão de viagem para os brasileiros.


Endereço da página:

Links no texto: