Folha de S. Paulo


Principais áreas de febre amarela em MG só aplicaram metade de vacinas

Apesar do reforço na quantidade de vacinas enviadas para as áreas mais afetadas pela febre amarela em Minas Gerais em janeiro, apenas cerca de metade das doses foi de fato aplicada nos moradores desses municípios.

De 1,76 milhão de vacinas entregues às regiões de Coronel Fabriciano, Governador Valadares, Manhumirim e Teófilo Otoni, um total de 948.400 foram aplicadas na população, ou 54% do que foi distribuído. Considerando todo o Estado, a taxa de aproveitamento cai para 37,7%.

Os números correspondem ao período de 1º de janeiro até esta sexta (27) e foram informados pela Secretaria de Saúde de Minas Gerais. A maior discrepância é na região de Governador Valadares, para onde 445 mil vacinas foram enviadas e somente 123 mil foram aplicadas (27,6%). A área engloba 51 municípios e tem 12 mortes por suspeita de febre amarela, além de 4 mortes confirmadas.

Segundo a pasta da Saúde, porém, o número de pessoas efetivamente vacinadas é maior do que o que vem sendo divulgado. Isso porque há um intervalo de tempo entre a aplicação das vacinas e a contabilização dessas aplicações.

A secretaria diz que um dos fatores que dificulta a imunização é a falta de profissionais nos municípios e que, por isso, reforçou o número de vacinadores, disponibilizou "veículos com tração para a abordagem nas zonas rurais e a contratação adicional de cem profissionais", diz a nota.

O Ministério da Saúde também informou que intensificou ações de vacinação em Minas e que não há necessidade de corrida aos postos de saúde, pois há doses suficientes para atender as regiões com recomendação de vacinação.

Se a falta de vacina nos postos não é um problema, a pasta elenca outros fatores como causa para o surto de febre amarela como "a pouca adesão à vacinação pelos adultos, especialmente os homens, e a dificuldade de mobilidade que existe na população que mora em áreas rurais, principalmente próximas às matas".

VACINAÇÃO EM MG - Doses extras enviadas e aplicadas nas quatro regiões mais atingidas do Estado


Endereço da página:

Links no texto: