Folha de S. Paulo


ES confirma primeiro caso de febre amarela; três óbitos são investigados

Jorge Araujo - 9.jan.2008/Folhapress
Mulher toma vacina para febre amarela; três Estados têm casos confirmados da doença
Mulher toma vacina para febre amarela; três Estados têm casos confirmados da doença

A Secretaria Estadual da Saúde confirmou nesta terça-feira (24) o primeiro caso de febre amarela no Estado do Espírito Santo. Outros 21 casos ainda estão sendo investigados, sendo que três levaram ao óbito.

O único caso confirmado até agora é de um lavrador de 44 anos, morador da área rural de Ibatiba, no sul do Estado. Segundo a secretaria, ele começou a ter sintomas como febre, dores no corpo e vômito no dia 12. Ele continua internado, mas já deixou a UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

O secretário da Saúde, Ricardo de Oliveira, afirmou em nota que a confirmação da doença no Estado não muda a estratégia usada até então, que era de "vacinação cautelar", adotada em 37 municípios, considerando a morte de macacos por suspeita de febre amarela e a proximidade geográfica com Minas Gerais.

Ao todo, a secretaria contabiliza 22 notificações de casos suspeitos. Além de um caso confirmado, há 21 que permanecem em investigação. Desses, 12 pacientes estão internados, seis já receberam alta e três entraram em óbito. Todos os casos, são de áreas rurais.

OUTROS CASOS

Ao todo, o Ministério da Saúde aponta quatro Estados e o Distrito Federal com casos suspeitos da doença no país. Confirmado, porém, há casos apenas em Minas, Espírito Santo e São Paulo.

Minas Gerais continua a ser o Estado com mais casos de febre amarela. Segundo balanço divulgado nesta quarta, são 393 notificações, sendo que 67 já foram confirmados. Desses números, há 83 óbitos suspeitos e 38 já confirmados como resultado da febre amarela.

Municípios com notificações de febre amarela

As mortes confirmadas até agora ocorreram em: Ladainha (10), Ipanema (4), Teófilo Otoni (5), Itambacuri (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (2), São Sebastião do Maranhão (2), Poté (2), Conceição de Ipanema (1), Setubinha (1), José Raydan (1), Ubaporanga (1). Outros dois locais de infecção não foram determinados.

Em São Paulo, a Secretaria do Estado da Saúde já tinha confirmado na segunda (23) a morte de três pessoas por febre amarela, sendo um caso importado de Minas e dois autóctones (transmissão local).

A pessoa que contraiu a doença em Minas Gerais, segundo a pasta, mora em Santana de Parnaíba, na Grande São Paulo. Já as outras duas pessoas mortas moravam no interior paulista: Batatais e Américo Brasiliense. Os casos, no entanto, são todos da febre amarela silvestre, que ocorre em áreas rurais e de mata por meio de um ciclo que envolve macacos e mosquitos como o Haemagogus e o Sabethes, não presentes em áreas urbanas.

Na Bahia, o Ministério da Saúde aponta sete notificações de febre amarela, sendo que seis estão em investigação e uma já foi descartada. Os casos foram notificados em três municípios –Teixeira de Freitas (3), Coribe (4) e Itiúba (1). Com isso, a vacinação foi reforçada em 67 cidades baianas.

O ministério aponta ainda uma notificação no Distrito Federal, que não levou à morte do paciente. Por conta da suspeita, a capital federal já recebeu 42 mil doses extras de vacina contra febre amarela.

FEBRE AMARELA - Casos notificados e confirmados da doença em 2017

Tudo sobre: o mosquito


Endereço da página:

Links no texto: