Folha de S. Paulo


Temperatura sobe, e São Paulo terá novos temporais durante a semana

Após uma semana de chuva, os paulistanos ainda devem sofrer nos próximos dias com temporais, como o do último sábado (21), quando ao menos dez árvores caíram na cidade.

Nesta semana, as chuvas mais fortes devem acontecer entre as tardes e noites devido ao calor durante o dia. As manhãs começam com o céu nublado com pancadas fracas de chuva.

As temperaturas mínimas e máximas se elevam ao longo da semana. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), as temperaturas oscilam entre 19°C e 24°C nesta segunda-feira (23), chegando a 27°C entre terça-feira (24) e quinta-feira (26).

No centro e oeste do Estado de São Paulo, apesar de chover a qualquer hora, os períodos de sol são maiores, por isso, a temperatura sobe e o tempo fica abafado, com termômetros oscilando entre 14°C e 30°C, chegando a 33°C na quinta (26). Já na Grande São Paulo, há previsão de chuva forte a partir da tarde, com raios e trovoadas. Apesar disso, a temperatura continua amena para janeiro.

As fortes chuvas que atingem a capital paulista são provocadas por um fenômeno típico do verão da América do Sul denominado de zona de convergência do Atlântico Sul. O fenômeno é provocado pela associação de áreas de instabilidade presentes no país com frentes frias vindas do Atlântico pela região Sul e que ficam paradas sobre determinada região.

Tempo
Confira a previsão para a sua cidade

A Climatempo alerta para o elevado risco de alagamentos e transbordamento de rios e córregos, deslizamento de terra e queda de barreiras em áreas de encosta, inclusive na região metropolitana de São Paulo.

Com a chuva do último sábado (21), São Paulo já registra um dos janeiros mais chuvosos em 74 anos. De acordo com o Inmet, a cidade já acumula 419 mm de chuva, o que coloca janeiro de 2017 muito próximo da quinta posição –o mais chuvoso foi registrado em 2011, com 493,7 mm.

São Paulo também registrou duas mortes em decorrência das chuvas neste fim de semana. Um morador de rua morreu após ter uma parada cardiorrespiratória após as enchentes que atingiram a região da Liberdade, no centro da cidade. Ele chegou a ser levado para Santa Casa de São Paulo, mas não resistiu. Na mesma noite, um empresário de 46 anos morreu em uma enxurrada em Perdizes, na zona oeste.

No sábado (21), o prefeito João Doria (PSDB), recomendou que a população evite sair às ruas durante os temporais. "Evitem sair e se movimentar, principalmente em calçadas e ruas, até que a chuva diminua."


Endereço da página:

Links no texto: