Folha de S. Paulo


Prisão onde morreram 56 presos está 'sob controle', diz ministro da Justiça

Marcio Silva/A Critica/Folhapress
MANAUS, AM - 02.01.2017: REBELIÃO-AM - Presos são transferidos após rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj), localizado no Km 8 da BR 174, em Manaus (AM), na manhã desta segunda-feira (2). Pelo menos 56 pessoas morreram durante a rebelião de detentos. (Foto: Marcio Silva/A Critica/Folhapress) *** PARCEIRO FOLHAPRESS - FOTO COM CUSTO EXTRA E CRÉDITOS OBRIGATÓRIOS ***
Presos são transferidos após rebelião no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj)

O ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, disse estar "sob controle" o complexo Anísio Jobim (Compaj), onde 56 presos morreram no domingo (1º), na maior matança em presídios desde o episódio do Carandiru, em São Paulo, em 1992.

A declaração foi feita pouco depois de o ministro visitar o complexo, na manhã desta terça-feira (3).

Massacre em Manaus
Fachada da penitenciária Anísio Jobim, em Manaus

"A situação hoje no Compaj [durante visita] era uma situação normal, até porque o policiamento foi reforçado. A ala onde houve as mortes, onde ocorreram os homicídios, a chacina, está vazia, está isolada, já houve a limpeza", afirmou. "Apesar do clima tenso na penitenciária, está sob controle."

Moraes declarou ainda que não se pode justificar as mortes apenas por uma guerra entre facções, como foi dito pela Secretaria da Segurança Pública.

"Nós não trabalhamos com a questão de retaliação [com novos ataques devido à briga entre facções], até porque questão de rebelião com essa ferocidade, barbaridade, decapitação, fogo, isso não ocorre por um único fator", disse. "Rebelião assim é uma somatória de fatores que leva a essa reação. Então estamos analisando essa somatória de fatores."

O ministro, que chegou ao Amazonas na noite de segunda-feira (2), afirmou que detentos de facções que comandaram os ataques serão transferidos para presídios federais. O nome dos presos mortos ainda não foi divulgado. Segundo o ministro, o governo amazonense deve indicar até o fim da semana quais lideranças poderão ser deslocadas.

Moraes declarou ainda que, no país, é preciso "controlar melhor presídio e separar a criminalidade organizada por periculosidade de crime". "O presídio não é de facção, é do poder público."

Editoria de arte/Editoria de arte/Folhapress
Onde fica o Complexo Penitenciário Anísio Jobim
Onde fica o Complexo Penitenciário Anísio Jobim

Endereço da página:

Links no texto: