Folha de S. Paulo


Haddad diz que fez transição com Doria como se fosse 'com um irmão'

Eduardo Anizelli/Folhapress
Cerimonia de posse do prefeito João Doria e vereadores de SP, no Theatro Municipal
Cerimonia de posse do prefeito João Doria e vereadores de SP, no Theatro Municipal

O ex-prefeito Fernando Haddad (PT) afirmou neste domingo (1°), na cerimônia de posse de João Doria (PSDB), novo prefeito de São Paulo, que fez a transição como se fosse "com um irmão".

"Fiz [a transição dessa forma] em respeito ao povo trabalhador de São Paulo. Eles merecem tudo de nós", disse Haddad.

O petista teceu elogios a Doria, e o tratou com intimidade: "Vou chamar o prefeito de João porque temos uma relação cordial e amistosa há bastante tempo. Eu o prestigio hoje usando essa gravata que ganhei de presente dele e da esposa [...] É uma das mais bonitas que eu tenho."

O petista desejou "um grande mandato, uma grande prefeitura" a Doria. Dirigindo-se ao tucano, ele disse que São Paulo é a cidade "mais eletrizante do país".

"O desafio impõe a qualquer político uma estatura que tenho certeza que você terá". Haddad também ressaltou questão das ondas migratórias que a cidade vem recebendo. Ele também fez referência ao programa de zeladoria de Doria, o Cidade Linda, ao afirmar que a cidade já é linda, mas ficará ainda mais bonita.

CONTAS

Haddad ressaltou que deixará as contas em ordem, após a renegociação da dívida com a União, o que permitirá investimentos. O petista fez um discurso sucinto e foi aplaudido diversas vezes.

Disse a Doria que ele Recebe uma "cidade em ordem". "Você senta na sua cadeira de prefeito amanhã tranquilo, pondo seu programa de governo para rodar, sem ter preocupação com fila de credores e de gente desarvorada procurando o prefeito. E com a dívida que é um terço da que eu herdei."

Desde o resultado da eleições, Haddad e Doria vêm trocando elogios, com algumas farpas entre as equipes.

Em seu discurso de agradecimento, Doria também fez afagos a Haddad. "Mantemos uma relação aberta, de amizade, de fidalguia. Fizemos uma transição que foi a mais solidária dos últimos 30 anos", disse.

Em um breve discurso, o governador Geraldo Alckmin (PSDB), também elogiou Haddad. Disse que o petista tem "postura republicana" e que a relação entre os dois sempre foi cordial.

Chamada Doria


Endereço da página:

Links no texto: