Folha de S. Paulo


Gonçalo Gonçalves (1935-2016)

Mortes: Meia-armador brioso contra o Apartheid

Quem visse o pequeno Gonçalito atrás do balcão do bar Paulista, no centro de Santos, a poucos metros do museu Pelé –com seu cabelo branco, voz macia e olhar no horizonte–, não poderia imaginar que seu futebol tivesse ajudado o Brasil, tão negro e desigual, a se posicionar pela primeira vez contra o apartheid na África do Sul.

Era 1959. Após 13 dias de navio, aceito o convite para um tour na África, a Portuguesa Santista ganhava um jogo após o outro. Até que chegaram à Cidade do Cabo e seus três jogadores negros foram impedidos de desembarcar. Os anfitriões exigiam um time só de brancos. Eles se negaram.

Dias depois, saberiam que o próprio presidente Juscelino Kubitschek os proibia de entrar em campo assim: o racismo era "inadmissível". E assim o Brasil assumia a vanguarda mundial na condenação ao apartheid.

Após 15 vitórias em campo –e o ganho simbólico na diplomacia–, a Briosa desembarcou em Santos ovacionada e levou a Fita Azul pela campanha invicta no exterior, maior glória de sua história.

Gonçalito também atraiu atenção. Meia-armador "impossível de marcar", como diz o irmão, Francisco, que "deu até no rodapé do Pelé", jogou por São Paulo (na inauguração do Morumbi, vitoriosa), Fluminense e Santos. Até desistir de tudo aos 29.

"O Flamengo o queria, mas exigiu que não aprontasse mais." Genioso, mandou tudo pelos ares, como fizera com o curso de engenharia e o judô: era faixa-preta.

Acabou no bar do irmão. Passava o dia na praia, a noite no balcão. Morreu aos 81, de falência renal. Deixou quatro filhos, duas netas e um legado driblado pelo tempo –só lembrado no recorte de jornal de 1959 que guardava.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: