Folha de S. Paulo


Conheça a história das três gerações de 'Joões Dorias' que entraram na política

Folhapress
06.nov.1976 Joao Doria Jr e Familia Da (e) Fatima Fernandes,Raul Fernando Doria,Joao Doria Junior,Dona Rosinha Fernandes e SRe SRA Agripino Doria Foto: Folhapress
O prefeito eleito de SP, João Doria Jr, ao centro, com a família: seu pai, João Doria, está à direita

Numa suíte do Hotel da Bahia, primeiro cinco estrelas de Salvador, João Doria Jr., então com quatro anos, fez um acordo com pai: podia ficar acordado até tarde e comer tudo o que tinha na geladeira, desde que não saísse do quarto. O ano era 1962, e o publicitário João Doria, pai do hoje prefeito eleito de São Paulo, pegaria a estrada para participar de comícios na região do Recôncavo Baiano.

Doria pai já era um profissional reconhecido em São Paulo quando voltou à terra natal para estrear na política. Foi eleito suplente de deputado federal pelo Partido Democrata Cristão da Bahia e assumiu o mandato meses depois.

Na tribuna da Câmara dos Deputados, defendia o presidente João Goulart e bradava contra o imperialismo. Era sub-relator de uma CPI que investigava a influência do capital norte-americano no financiamento de campanhas políticas no Brasil em 1963.

O protagonismo na CPI custaria caro: foi alvo do primeiro Ato Institucional e um dos primeiros deputados cassados após o golpe militar de 1964. Mas o posicionamento nacionalista e de esquerda não era a única marca de João Agripino da Costa Doria.

Com mente inquieta e inovadora, Doria pai foi um homem de muitas facetas. Formou-se em direito, foi jornalista e publicitário, virou marqueteiro de campanhas eleitorais, entrou na política e terminou a vida como psicólogo. Era filho de uma família tradicional da Bahia: o clã Costa Doria veio de Portugal com Tomé de Souza, primeiro governador geral do Brasil, para fundar a cidade de Salvador em 1549.

Acervo A Tarde
*** FAMILIA DORIA*** BAHIA, 20.01.1981, Na foto: Joao Agripino da Costa Doria foi orador convidadodo Rotary Club Sao Paulo para palestrar a convite do presidente da instituicao, Dr. Geraldo Rolim Fleury Foto: Acervo A Tarde ***DIREITOS RESERVADOS. NÃO PUBLICAR SEM AUTORIZAÇÃO DO DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS E DE IMAGEM***
João Agripino Doria, à esquerda, em evento no Rotary Club de SP

JOÕES

Da família, surgiriam três gerações de Joões Dorias que entrariam para a política. O primeiro foi o bisavô do prefeito eleito de São Paulo, médico que foi vereador e chegou a ser prefeito-tampão de Salvador por dois meses, entre outubro e novembro de 1895.

A segunda geração da política veio com João Doria pai, que antes de colocar seu nome nas cédulas, fez história como publicitário.

Trabalhou na Standard Propaganda, agência norte-americana, de onde saiu para fundar sua própria empresa, a Doria Associados.

Foi o criador do Dia dos Namorados no Brasil, numa ação para alavancar o comércio em 1949. E não seguiu os americanos: escolheu 12 de junho, véspera do dia de Santo Antônio, o casamenteiro.

"Doria foi um dos grandes publicitários que o Brasil já teve. Era o Nizan Guanaes, o Washington Olivetto de sua época", lembra o jornalista baiano Sebastião Nery, que fez campanha para deputado estadual em 1962 em dobradinha com Doria pai.

MARQUETEIRO

Em 1958, iniciou uma trajetória pioneira no marketing político, comandando a vitoriosa campanha do industrial Cid Sampaio para o governo de Pernambuco.

Dois anos depois, quis fazer do então governador da Bahia Juracy Magalhães candidato a presidente pela UDN. Juracy disputou a indicação com Jânio Quadros, que rodava o país com o lema da vassoura "para varrer a bandalheira".

Em contraposição, Doria criou o slogan: "A UDN não precisa de vassoura. Juracy é limpo". Mas a aliança de Jânio com Carlos Lacerda, então governador da Guanabara, frustrou a candidatura do governador baiano. Em 1962, criou o slogan de Osório Vilas Boas, candidato a prefeito de Salvador: "Osório e o povo contra o resto". E partiu para o outro lado do balcão, lançando-se candidato a deputado federal.

Desconhecido, espalhou cartazes pelas principais cidades do Estado: "João Doria vem aí". Uma semana depois, substituiu: "João Doria vai chegar". E depois de despertar a curiosidade de meia Bahia, tascou sua foto e a frase: "João Doria chegou". "Era uma campanha completamente inovadora para a época", lembra o ex-deputado federal Domingos Leonelli, que conviveu com Doria naquele período.

Anos depois de ter o mandato cassado e dias antes de partir para o exílio na França, resolveu aprontar com o governo do general Costa e Silva. Juntou um grupo de amigos, entre eles Sebastião Nery e Leonelli, e redigiu uma versão satírica do que seria o Ato Institucional 2.

O texto serviu de base para uma crônica publicada por Carlos Heitor Cony, atualmente na Folha e então colunista do "Correio da Manhã", que recebeu a ideia numa folha de papel sem nenhuma assinatura entregue à Redação do jornal.

Artigo primeiro: "A partir da publicação deste Ato, os Estados Unidos do Brasil passam a denominar-se Brasil dos Estados Unidos". Era, mais uma vez, o gênio publicitário em sua luta contra o imperialismo. Morreu em 2000, sem ver o filho filiar-se ao PSDB e iniciar sua trajetória política na maior capital do país.


Endereço da página:

Links no texto: