Folha de S. Paulo


IPTU terá aumento de 6% na cidade de São Paulo no ano que vem

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta sexta (23) o aumento de 6% no valor do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) no ano que vem.

Segundo a Secretaria Municipal de Finanças, como ainda não foi fechado o índice de inflação do ano, a opção foi aplicar um valor que, segundo estudos, deverá ficar abaixo ou igual o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) de 2016.

"Em 2015, o IPCA foi superior a 10% e, em 2016, este índice deve ser de aproximadamente 6%", disse a nota da gestão Fernando Haddad (PT). No ano passado, o aumento foi de 9,5%.

Para quem pagar a taxa à vista até a data de vencimento da primeira parcela, o desconto será de 4% sobre o valor total do imposto. No ano passado, o abatimento foi de 5%. A prefeitura justificou que a oferta do desconto está no mesmo patamar dos dois anos anteriores.

IPTU em São Paulo

A previsão é de que o edital do IPTU seja publicado na primeira quinzena de janeiro e os contribuintes comecem a receber os boletos a partir da segunda quinzena do mesmo mês.

As notificações de lançamento do IPTU de 2017 serão entregues pelos Correios no imóvel ou em outro endereço definido previamente pelo proprietário, de acordo com o Calendário do IPTU 2017.

"Esse calendário apresenta as datas de vencimento da 1ª parcela ou do pagamento à vista, estabelecidas conforme a escolha efetuada pelo contribuinte quando realizou sua atualização de dados cadastrais", explicou o texto da Secretaria Municipal de Finanças.

Nos casos em que o contribuinte não fez opção pela melhor data para pagamento, os vencimentos terão de ser feitos nos dias 9 e 14 de fevereiro, respectivamente.


Endereço da página:

Links no texto: