Folha de S. Paulo


Temporal derruba 17 árvores em SP; previsão é de mais chuva à tarde

Danilo Verpa/Folhapress
Queda de árvore na rua Gago Coutinho após forte chuva que caiu em São Paulo na tarde deste domingo
Queda de árvore na rua Gago Coutinho após forte chuva que caiu em São Paulo na tarde deste domingo

Ao menos 17 árvores caíram em São Paulo após o forte temporal que atingiu a cidade no final da tarde deste domingo (18), segundo a gestão Fernando Haddad (PT). A previsão é de chuva forte para o final da tarde desta segunda-feira (19).

Segundo a prefeitura, o levantamento foi realizado a partir do início da chuva deste domingo, por volta das 15h, até as 10h30 desta segunda. Houve queda de árvores na Lapa, na Sé e em Santana. Por volta das 11h, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que não havia nenhuma via obstruída.

Contudo, a chuva afetou alguns semáforos na cidade, como no cruzamento da avenida Ipiranga com a rua Sete de Abril. Segundo o órgão, dos 6.335 semáforos, ao menos 27 estão quebrados ou apagados –confira aqui.

A chuva deste domingo atingiu com mais intensidade as zonas norte, oeste e centro da capital paulista, além de alagar por mais de uma hora um trecho da marginal Tietê, próximo à ponte das Bandeiras. As avenidas Gastão Vidigal, na Lapa, e Brás Leme, em Santana, tiveram trechos intransitáveis. A cidade ficou em atenção para alagamentos das 15h35 até as 17h35.

Tempo
Confira a previsão para a sua cidade

De acordo com o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à Prefeitura de São Paulo, os bairros com os maiores volumes de chuva foram: Lapa (73,4 mm), Sé (66 mm), Butantã (60,8 mm), Pinheiros (36,0 mm), Santana de Parnaíba (33,4 mm) e Santana/Tucuruvi (31,5 mm). Em alguns pontos da cidade, segundo a Defesa Civil, houve queda de energia.

O calor, associado à chegada da brisa marítima no fim da tarde, forma nuvens carregadas, com pancadas de chuva de forte intensidade no final da tarde. Segundo os meteorologistas, o risco para a formação de alagamentos aumenta sensivelmente. A temperatura máxima nesta segunda deve ficar em torno de 30°C, com umidade relativa do ar oscilando entre 40% e 90%.

A previsão para terça (20) é de sol entre poucas nuvens, com possibilidade de temporal no final da tarde. Durante a madrugada, a temperatura deve ficar em 19°C e, a máxima, deve ficar acima dos 30°C, com taxas de umidade do ar muito próximas dos 38%.

Cuidados em temporais


Endereço da página:

Links no texto: