Folha de S. Paulo


Com metas atrasadas, CEUs de Haddad têm obras lentas ou paradas

Rubens Cavallari/Folhapress
SAO PAULO, SP, BRASIL. 13-12-2016. 13h23min45s. Obras paradas do CEU Carrão no Tatuape. (foto: Rubens Cavallari/Folhapress, NAS RUAS, **** EDICAO NORMAL****). ***EXCLUSIVO AGORA***EMBARGADA PARA VEICULOS ON LINE***UOL E FOLHA.COM E FOLHAPRESS CONSULTAR FOTOGRAFIA DO AGORA SÃO PAULO***f: 3224-2169, 3224-3342. *filename:MDX_4293.JPG* (TRAX NUMBER: 00138407A) ORG XMIT: MDX_4293.JPG
Obra do CEU Tatuapé/Carrão, parada há duas semanas; prédio deveria ter sido entregue no último dia 5

As placas instaladas em 2015, às vésperas de ano eleitoral, estão lá até hoje, prevendo a entrega de unidades do CEU (Centro Educacional Unificado) neste mês de dezembro. Mas a população ficou apenas com a promessa. De 22 unidades previstas no plano de metas, só uma foi entregue pela gestão Fernando Haddad (PT), 14 estão em obras e sete nem saíram do papel.

As que deveriam ficar prontas este mês estão em ritmo lento ou paradas, como a do CEU Tatuapé/Carrão, no Tatuapé, na zona leste. Quatro das oito obras citadas pela prefeitura como em estado avançado, estão na verdade atrasadas.

No CEU Tatuapé, a previsão era entregar o prédio no último dia 5, mas a obra está parada há duas semanas. No local, há uma parte só com colunas erguidas.

Já no CEU Parque do Carmo, na zona leste, operários trabalhavam nas paredes e na cobertura dos prédios. "Após a eleição, isso começou a andar mais devagar", disse Aldo Francisco, 62 anos, dono de uma empresa ao lado da obra. Um operário admitiu que o trabalho vai levar um ano. A unidade não tem placa com previsão de entrega.

Na Vila Prudente, também na zona leste, a obra do novo CEU deveria ter sido entregue último dia 7, um ano depois de iniciada, mas falta muito. Os três pisos estão erguidos e funcionários ontem trabalhavam na construção das paredes, em remanejamento de terra e no corte de mato. Porém, segundo um operário, o trabalho voltou há apenas duas semanas, após a recontratação de 40 funcionários que haviam sido demitidos. A justificativa dada a eles foi a falta de repasses da prefeitura.

No CEU Novo Mundo, na zona norte, quase não se ouve o barulho dos pedreiros nos dois prédios, com estrutura erguida, mas sem nada no resto do terreno. A entrega deveria ter sido entregue dia 6. "Quando é obra na favela ninguém tem pressa", diz a cabeleireira Flávia Lúcia da Silva, 23 anos.

A reportagem questionou assessoria do prefeito eleito João Doria (PSDB) a respeito dos CEUs. A assessoria disse que ele vai avaliar as obras paradas.

A gestão Fernando Haddad (PT) não explicou o motivo do atraso na entrega dos CEUs nem admitiu que o ritmo das obras tenha caído. Por meio de nota, afirmou que as unidades Parque do Carmo, Carrão/Tatuapé e Parque Novo Mundo têm 25% das obras concluídas. A unidade da Vila Prudente está com 50%, afirma.

O texto não disse o motivo de a obra do Tatuapé estar parada. A gestão afirmou ainda que até o momento foram investidos R$ 124 milhões em CEUs. Questionada sobre a dispensa de funcionários, a construtora Progredior, responsável pelo CEU Vila Prudente, não respondeu à reportagem.


Endereço da página:

Links no texto: