Folha de S. Paulo


Lauro Ribeiro Escobar (1926-2016)

Mortes: Criador da bandeira da cidade de São Paulo

Arquivo pessoal
Lauro Ribeiro Escobar (1926 - 2016)
Lauro Ribeiro Escobar (1926-2016), ex-procurador do Estado e criador da bandeira de São Paulo

A cidade de São Paulo não tinha uma bandeira oficial até 1987. Em solenidades e eventos oficiais, ao lado dos estandartes do Brasil e do Estado, o lábaro da capital paulista era representado com o brasão de armas da cidade sobre um fundo branco.

Até que, naquele ano, o procurador do Estado Lauro Ribeiro Escobar sugeriu colocar o brasão, da década de 1910, sobre a Cruz da Ordem de Cristo, em homenagem aos jesuítas que ajudaram a fundar a cidade. E assim ficou.

Escobar já era desde aquela época um dos maiores especialistas em heráldica (brasões) e vexilologia (estudos de bandeiras) do país.

Produziu, ao longo da vida, mais de 300 brasões e estandartes para municípios.

Começou a estudar o assunto quando foi trabalhar no Conselho de Honrarias e Mérito de São Paulo, nos anos 1960. O primeiro brasão que criou, segundo seu filho, Lauro Escobar Jr., foi o da cidade de Itobi, no interior de SP.

Primeiro, ele reunia dados da economia e da cultura locais e, depois, traduzia as informações para símbolos da tradição heráldica. Ele concebia a estrutura e artistas finalizavam o desenho. Nunca cobrou nada, diz o filho, por já trabalhar como procurador.

Criou até o fim da vida. Morreu, no último dia 1º, após uma trombose no intestino, próximo de completar 90 anos e antes de conseguir finalizar sua última medalha, encomendada pela Associação Comercial de São Paulo.

Deixou também a mulher, três filhos e netos. Uma missa de sétimo dia em sua homenagem acontecerá nesta quarta, às 19h, na igreja de Santa Teresinha, em São Paulo.

Reprodução
Bandeira de São Paulo
Bandeira da cidade de São Paulo, criada por Lauro Ribeiro Escobar

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: