Folha de S. Paulo


Acidentes de trânsito com vítimas caem 22% no Estado de SP, diz governo

O número de acidentes de trânsito com vítimas no Estado de São Paulo diminuiu em 22% entre janeiro e outubro de 2016 em comparação com o mesmo período do ano passado. As informações são do governo estadual.

Foram 161.334 ocorrências do tipo em 2016 contra 206.142 registradas no mesmo período de 2015. Isso significa uma redução de 44.808 acidentes de um ano para o outro.

O levantamento considera os casos em que houve algum atendimento por parte de polícia, bombeiros ou ambulância, para pessoas que se machucaram de modo fatal ou não em decorrência da violência no trânsito.

Também diminuiu o número de mortes em acidentes de trânsito. Na comparação dos períodos de janeiro a outubro de 2016 e 2015, houve queda de 6%. Foram 5.079 acidentes com vítimas fatais no período compreendido em 2015, contra 4.786 nos mesmo meses de 2016 –293 casos a menos.

Óbitos decorrentes de acidentes de trânsito - No Estado de SP, por mês

Acidentes de trânsito com vítima(s) - No Estado de SP, por mês

O governo paulista afirma que tem a meta de reduzir pela metade todos os acidentes de trânsito no Estado até 2020. O compromisso faz parte da "Década de Ação pela Segurança no Trânsito", da Organização das Nações Unidas (ONU) para o período de 2011 a 2020.

Para cumprir a meta a gestão estadual lançou o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que reúne dez secretarias de governo e ainda tem o envolvimento da sociedade civil.

As informações sobre os acidentes de trânsito foram obtidas por meio da ferramenta Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.

O sistema foi lançado em fevereiro de 2016 pelo Governo do Estado de São Paulo com o objetivo de monitorar e contabilizar os acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas.

Divulgado mensalmente, o Infosiga contabiliza as mortes por acidentes de trânsito e as classifica por tipo da vítima (pedestre, motociclista, motorista, ciclista, entres outros), perfil (gênero, idade e sexo) e tipo de acidente (colisão, atropelamento, choque e outros).


Endereço da página:

Links no texto: