Folha de S. Paulo


Após confrontos, moradores acham sete corpos na Cidade de Deus, no Rio

Moradores da Cidade de Deus resgataram na manhã deste domingo (20) sete corpos em uma mata na comunidade. As vítimas estavam desaparecidas desde sábado (19), quando houve confrontos entre polícia e traficantes na região.

Na noite deste sábado, após um dia de intensos tiroteios, um helicóptero do GAM (Grupamento Aéreo Militar), que dava apoio à operação militar, caiu com quatro pessoas a bordo. Todos os tripulantes da aeronave, o major Rogério Melo Costa, 36, o capitão Willian de Freitas Schorcht, 37, o subtenente Camilo Barbosa Carvalho, 39, e o 3º sargento Rogério Félix Rainha, 39, morreram na hora.

Ainda não é possível afirmar se a aeronave foi abatida ou sofreu alguma pane. "A Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro lamenta o falecimento de seus policiais militares e o Comando da Corporação está dedicado a prestar todo apoio às famílias desses policiais", disse a instituição, em nota. Equipes do Centro de Criminalística e da Delegacia de Homicídios realizaram a perícia no local da queda.

Os corpos dos policiais não tinham marcas de tiros, segundo o coordenador de comunicação social da PM, major Ivan Blaz. Até o momento, perícia feita pela própria polícia também não encontrou perfurações na aeronave.

Blaz diz, porém, que uma resposta definitiva sobre a causa do acidente depende da conclusão de investigações a cargo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

Em nota divulgada neste domingo (20), o ministro Alexandre do Moraes (Justiça) afirmou que "está acompanhando os fatos ocorridos no Rio de Janeiro" e que "colocou à disposição do governo local o efetivo da Força Nacional que está na cidade para prestar apoio na segurança pública da Cidade de Deus".

Em seu perfil no Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a morte dos quatro policiais militares. "A minha solidariedade aos familiares e amigos. Reitero minha confiança e apoio ao trabalho das forças policiais, sempre comprometidas no combate ao crime."

José Lucena/Futura Press/Folhapress
PM ocupa Cidade de Deus, no Rio, neste domingo; operação ocorre após queda de helicóptero na região
PM ocupa Cidade de Deus, no Rio, neste domingo; operação ocorre após queda de helicóptero na região

Na madrugada deste domingo, a Secretaria de Segurança Pública determinou que a comunidade fosse ocupada por tempo indeterminado. A operação foi decidida em reunião de emergência.

Foram enviados ao local homens do Comando de Operações Especiais, que inclui o Bope (Batalhão de Operações Especiais) e o Batalhão de Choque, com apoio de efetivo dos batalhões da região. Até a tarde deste domingo, três homens foram presos. Um deles estava com três fuzis e duas pistolas, outro com um radiotransmissor e o terceiro com trouxinhas de maconha.

De acordo com a polícia, outros dois homens, que foram flagrados em revista policial com ferimentos "aparentemente provocados por tiros", foram levados ao Hospital Lourenço Jorge. Duas mulheres que estavam no mesmo carro que eles foram para a delegacia prestar esclarecimentos. Ao todo, a polícia apreendeu três fuzis, duas pistolas, três radiotransmissores, carregadores, munição, 653 trouxinhas de maconha, 830 sacolés de cocaína e 53 pedras de crack.

CONFRONTOS

O comando da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) afirmou que o confronto começou depois que criminosos bloquearam a avenida Edgard Werneck, colocando fogo em lixeiras e pneus. Um carro de polícia enviado para desbloquear a via foi alvo de tiros e equipes do Comando de Operações Especiais foram acionadas para realizar buscas na região.

A Linha Amarela, uma das principais vias de ligação com a zona oeste da cidade, chegou a ser fechada por três vezes por causa do tiroteio. Motoristas deixaram seus veículos e buscaram abrigo junto à mureta que separa as vias. Muitos tentaram voltar na contramão. Nas redes sociais, moradores relataram um dia de pânico diante dos intensos tiroteios, que começaram ainda na sexta (18).

A Cidade de Deus tem uma UPP desde 2009, mas como vem ocorrendo em outras áreas antes consideradas pacificadas, vem experimentando um aumento no número de confrontos armados. No início da noite, após a queda do helicóptero, o tráfego foi novamente interrompido, na Linha Amarela e na avenida Ayrton Senna.


Endereço da página:

Links no texto: