Folha de S. Paulo


Temporal deixa SP com trânsito acima da média e com pontos de alagamentos

Sérgio Dávila/Folhapress
Parte de uma árvore cai na avenida Duque de Caxias, em Santa Cecília, região central de São Paulo
Parte de uma árvore cai na avenida Duque de Caxias, em Santa Cecília, região central de São Paulo

A chuva que atinge a cidade São Paulo desde a manhã desta quinta-feira (3) causa lentidão acima da média, principalmente nas marginais Tietê e Pinheiros, e deixa parte da capital paulista em atenção para alagamentos.

De acordo com a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), às 11h, a cidade registrava 138 km de congestionamento –o que representa 15,9% dos 835 km de vias monitoradas, percentual acima do índice máximo para o horário, que é de 9,5%.

Nesse horário, a pior via era a marginal Pinheiros com 10,2 km de morosidade na pista expressa, sentido Interlagos. No sentido Castello Branco, os motoristas enfrentavam 4,7 km de lentidão. Já marginal Tietê, no sentido Castello Branco, havia 7 km de congestionamento na pista expressa. No sentido Ayrton Senna, a lentidão era de 3,2 km na pista central. A companhia informou ainda que os motoristas enfrentavam congestionamento intenso na avenida 23 de Maio, sentido Santana, com 8,7 km.

Nelson Antoine/FramePhoto/Folhapress
Ponto de alagamento na av. Nove de Julho, próximo ao terminal Bbandeira, na região central da cidade
Ponto de alagamento na av. Nove de Julho, próximo ao terminal Bandeira, na região central da cidade

Durante o temporal, a CET registrou apenas um ponto de alagamento intransitável na avenida Nove de Julho, próximo ao terminal Bandeira, na região central da cidade, por volta das 9h40. Às 10h45, a via já estava liberada. Parte de uma árvore caiu na avenida Duque de Caxias, região central de São Paulo, interditando duas faixas da via.

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), órgão ligado à prefeitura, colocou as marginais, e parte das zonas oeste, sul, centro e leste em estado para alagamentos das 9h44 às 11h. Segundo o órgão, o índice de pluviométrico médio na cidade foi de 9,8 mm. A região mais afetada pela chuva foi o centro, com 25,8 mm, seguido pelas zonas oeste (12,2 mm), sul (11,9 mm), leste (6 mm) e norte (5,8 mm).

O órgão não registrou nenhum transbordamento de córrego na capital paulista. Já na Grande São Paulo, os córregos Ribeirão dos Couros, em São Bernardo do Campo, e Ribeirão dos Meninos, em São Caetano, transbordaram. Em média, choveu 28,6 mm e 32,8 mm, respectivamente nessa regiões dos córregos.

CHUVA

A chuva desta quinta ocorre em decorrência de um avanço de áreas de instabilidade associadas a passagem de uma frente fria pelo oceano que mantém o tempo instável em São Paulo ao longo de todo o dia.

Os meteorologistas do CGE afirma que deve chover de forma mais intensa durante o período da tarde, com fortes rajadas de vento, quedas de árvores e alta incidência de raios. Além disso, a continuidade das precipitações aumenta o potencial para deslizamentos de terra.

Tempo
Confira a previsão para a sua cidade

Com isso, as temperaturas não sobem muito e as máximas devem permanecer abaixo dos 23ºC, enquanto a umidade relativa do ar fica acima dos 60%.

PRÓXIMOS DIAS

Essas áreas de instabilidade se afastam do litoral paulista, mas os ventos úmidos que passam a soprar do oceano ainda causam muita nebulosidade, chuvas fracas e chuviscos nos próximos dias. A previsão para esta sexta (4) é de chuva ao longo de dia, com temperaturas oscilando entre 16°C e 20°C.

A nebulosidade continua no sábado (5) e deve ocorrer chuviscos durante a madrugada e no período da noite. A temperatura máxima na capital paulista deve ficar em torno de 24°C, e a mínima, de 17°C.


Endereço da página:

Links no texto: