Folha de S. Paulo


PM agride sem-teto e fotógrafa da Folha após ocupação no centro de SP

Policiais militares usaram balas de borracha para desocupar na madrugada desta quarta (2) um prédio que tinha acabado de ser invadido por sem-teto na região central de São Paulo.

Três pessoas foram detidas. Um dos líderes da FLM (Frente de Luta por Moradia) disse que policiais militares à paisana e fardados arrombaram uma porta e jogaram bombas de gás lacrimogêneo. Assustados, os sem-teto começaram a deixar o prédio por outra porta. Na confusão, algum deles ficaram feridos.

A repórter-fotográfica Marlene Bergamo, da Folha, que estava em um evento na mesma rua, notou a confusão, se aproximou do prédio, levantou as mãos e se apresentou aos policiais como jornalista. Mesmo assim, um PM atirou contra ela, que foi atingida na barriga por uma bala de borracha. Levada ao hospital, ela foi liberada em seguida.

A Secretaria da Segurança Pública da gestão Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, em nota, que foram arremessadas pedras e madeiras em direção aos policiais, ferindo um deles. "A SSP apura eventuais excessos na conduta dos policiais e, caso constatados, providências cabíveis serão tomadas", afirmou.

Reprodução/Jornalistas Livres
Fotógrafa da Folha Marlene Bergamo fica ferida após ser atingida por tiro de bala de borracha da Polícia Militar durante ocupação de sem-teto no centro de SP
Fotógrafa da Folha fica ferida após ser atingida por tiro de bala de borracha da Polícia Militar

Endereço da página: