Folha de S. Paulo


Krohokrenhum (1926-2016)

Mortes: Krohokrenhum, lendário guerreiro Gavião

Até então, ninguém havia travado relação com os temidos Gavião Parkatejê. Sábios, eles nada queriam com os kupen, os não-índios, que já cercavam sua terra para "amansá-los". Mas quando os seus começaram a morrer feito moscas –sem saber que um machado ou roupa achados na mata traziam a epidemia–, Krohokrenhum pediu ajuda.

Em 1957, atravessou o rio com as crianças nas costas até Itupiranga (PA). Estabelecia o primeiro contato, e salvava seu grupo do fim.

"Sou do tempo do índio bravo", dizia, rindo, quando lhe perguntavam a idade.

Guerreiro bom, ganhou fama de "mau": quando espocaram as guerras internas, na esteira da varíola que marcaria seu rosto, matou até cacique para defender a aldeia. Mas foi quem arrancou do Serviço de Proteção ao Índio a reserva Mãe Maria, para onde afluíram, em 1961, os 17 sobreviventes do seu grupo e outros da mesma etnia.

Hoje, se a área se destaca na devastação paraense, é porque o capitão "era duro nas negociações", diz o cineasta Vincent Carelli, de "Krohokrenhum: Eu não posso morrer de graça".

Quando empresas vieram atrás do aceite para obras como a Transamazônica, tiveram de ajudar os índios. Bom de canto e de papo, quis então salvar sua história. Retomou cerimoniais como o de furar os beiços, registrando-os. Fretava ônibus para os jovens aprenderem a língua timbira em outras aldeias. E juntou as ricas memórias no livro "Isto Pertence ao meu Povo".

Depois isolou-se com a família, longe do álcool e das igrejas. Quando jovens vieram procurá-lo para aprender o canto do cacique, lecionou, embevecido.

Dizia ter 90 anos quando morreu de tuberculose, no último dia 19. De legado, deixou a memória da nova geração Gavião.

coluna.obituario@grupofolha.com.br

-

Veja os anúncios de mortes

Veja os anúncios de missas


Endereço da página:

Links no texto: