Folha de S. Paulo


Corpo de jogador da Portuguesa é achado na piscina do clube em SP

Reprodução
Lucas Jesus dos Santos com o uniforme da Portuguesa
Lucas Jesus dos Santos com o uniforme da Portuguesa

O corpo de um jogador de futebol sub-17 da Portuguesa foi encontrado na manhã desta quinta-feira (20) na piscina da sede do clube, na zona norte de São Paulo. O caso foi registrado como morte suspeita.

Lucas Jesus dos Santos, 16, foi encontrado por volta das 9h15 pelos funcionários do clube. O caso é investigado pelo 12º DP (Pari). Os investigadores consideram remota a possibilidade de homicídio, por não haver marcas de violência no corpo.

De acordo com a polícia, um churrasco acontecia na sede do time nesta quarta (19). No fim do dia, quando os jogadores estavam na piscina do clube, Lucas reclamou que se sentia mal, com falta de ar. Segundo o delegado Eder Pereira da Silva, que investiga o caso, um colega chegou a ajudá-lo a sair da água.

Todos os jogadores deixaram a piscina, mas o jovem retornou ao local depois, dizendo que precisava pegar um objeto esquecido.

De acordo com o delegado, é necessário aguardar o laudo do IML (Instituto Médico Legal) para atestar a causa da morte.

"Com o inquérito instaurado, vamos entender a dinâmica dos acontecimentos. O que se sabe é que eles saíram de um treino, foram para o alojamento, depois pra um churrasco, depois voltaram para o alojamento e por fim foram pra piscina. Há imagens que mostram o momento dele chegando na piscina, pulando, brincando, com a toalha, logo após as 14h."

Silva disse ainda que, na piscina, ele teria passado mal e um colega o ajudou a sair. Depois disso, ele ficou deitado numa espreguiçadeira.

Reprodução/GloboNews
Corpo de jogador de futebol foi encontrado no fundo da piscina
Corpo de jogador de futebol foi encontrado no fundo da piscina

"Quando foram fazer uma foto do grupo, deram falta dele, mas só quando estavam indo embora, por volta das 17h30, o avô do Lucas ligou perguntando por ele. Uma funcionária do clube fez uma inspeção na piscina e não o encontrou. Outras pessoas também procuraram no clube e até na churrascaria ali perto. Mas só hoje cedo o corpo foi encontrado", disse o delegado.

Segundo ele, a investigação também vai apurar se houve responsabilidade da Portuguesa na morte do jogador. "Eram 20 meninos nadando e brincando, mas não tinha salva-vidas no local."

De acordo com Silva, 37 pessoas participaram do churrasco, entre jogadores, comissão técnica e diretoria.

A água da piscina estava turva, o que pode ter atrasado a descoberta do corpo, disse o delegado. "Em alguns pontos, dependendo de onde você olhar, é difícil enxergar o fundo."

Mais cedo, na sede da Portuguesa, a namorada de Lucas, Aline Rosendo, disse que falou com o jogador pela última vez às 13h45. "Ele estava super bem, disse que o churrasco estava legal e que ia treinar às 14h30. Depois disso, não respondeu mais."

Reprodução
Lucas Jesus dos Santos com a namorada
Lucas Jesus dos Santos com a namorada

Ela lembrou que, dois dias antes, sugeriu a Lucas que encontrassem uma piscina para se refrescarem do forte calor. O jogador então comentou que a do clube estava quase para ser liberada [de uma reforma], mas que ele não sabia se entraria.

Aline não sabe se Lucas sabia nadar, mas Kleber Eusébio, amigo de infância do jovem, garantiu que ele se não se afogaria. "Ele se virava bem na água. Minha suposição é que passou mal e caiu na piscina. Foi uma fatalidade." A profundidade da piscina varia entre 1,5 m e 3 m. O corpo estava na parte mais funda.

Segundo a tia Magda Santos, porém, Lucas disse a ela há poucos dias que não saber nadar. "Faz uns dias eu disse pra ele: 'ô rapaz, porque você não aproveita a piscina da Portuguesa?'. E o Luquinhas dizia 'tia, eu nem sei nadar, tenho medo de água, nem entro'", afirmou ela.

Eusébio também disse que as latinhas de cerveja encontradas no local não eram do churrasco em que Lucas estava. "Foi de outra festa que teve antes. É que o clube está em crise e não tem limpeza todo dia, mas o pessoal daqui é cuidadoso com as crianças".

FUTEBOL

Considerado promessa do clube, Lucas estava na Portuguesa havia cerca de um ano. De acordo com um dirigente do clube que não quis se identificar, o plano era fechar um contrato profissional com o jovem em novembro.

Segundo a namorada, ele sonhava em ir para o futebol europeu e o plano era começar por Portugal, como fizeram alguns de seus amigos.

O atleta vivia com o avô, Ivan Marques, 62, torcedor da Portuguesa. A mãe do jogador, Mercia Santos, que mora em Carnaíba (PE), disse que não poderá ir ao enterro do filho por falta de dinheiro para as passagens –teria que pegar um ônibus para o Recife e, depois, um voo para São Paulo.

"Fiquei sabendo pela TV. Estava cuidando do almoço quando ouvi a reportagem, e quando vi a foto dele só chorei. Chamei por ele, 'meu filho, meu filho'. Não pude fazer nada. Ele era uma pessoa muito boa, carinhosa, dizia sempre que me amava e que iria me ajudar", disse a mãe, que falou com ele pela última vez em 12 de outubro.

"Fiquei em São Paulo até quando ele tinha uns 8 anos. Minha mãe que criava. Eu morava com eles. A gente brincava bastante, me lembro", continuou.

"Como é que um menino passa mal na piscina e dai tiram ele da água e depois ninguém mais vê? De repente, ele aparece morto? Queremos saber o que aconteceu", questionou a tia Magda. ""Somos simples, humildes. Só queremos saber o que houve, justiça."

No último sábado (16), Lucas participou da vitória da equipe sub-17 da Portuguesa sobre o Água Santa por 2 a 0, pela última rodada da terceira fase do Campeonato Paulista da categoria

Reprodução
Conversa de Lucas Jesus dos Santos com a namorada em aplicativo de mensagens
Conversa de Lucas Jesus dos Santos com a namorada em aplicativo de mensagens

Com o resultado, a Portuguesa conseguiu a classificação para as quartas de final da competição na segunda colocação do Grupo 21, com oito pontos –mesma pontuação do Red Bull, que se classificou em primeiro lugar.

No próximo sábado (22), a Lusa tinha jogo marcado contra o CA Diadema, pela partida de ida das quartas de final. O jogo foi remarcado para a próxima quarta (26).

Segundo Eusébio, Lucas estava feliz e ansioso para a partida, que seria no Canindé, estádio em que ele nunca chegou a jogar. "Ele queria chamar todo mundo, queria que todos vissem. Estava ansioso."


Endereço da página: