Folha de S. Paulo


Doria quer mais painéis eletrônicos indicando velocidade nas marginais

O prefeito eleito João Doria (PSDB) pretende intensificar a sinalização nas marginais Tietê e Pinheiros, aumentando o número de painéis eletrônicos para avisar quando houver mudança de limite das velocidades máximas. Os equipamentos servem para transmitir aos motoristas informações variáveis do trânsito, como acidentes, obras e congestionamento.

Nesta quarta (12), Doria reafirmou que elevará as velocidades máximas nas marginais Tietê e Pinheiros e que, em alguns trechos, poderá manter o limite de 50 km/h. Também nesta quarta (12), a Folha informou que os acidentes fatais caíram 52% nas marginais Tietê e Pinheiros, após a redução de velocidade adotada pela gestão Fernando Haddad (PT).

Para Doria, que deu entrevista à rádio Jovem Pan, a decisão de elevar as velocidades máximas das vias foi "estudada tecnicamente, de maneira dedicada, tranquila e equilibrada". "As velocidades nas marginais serão de fato alteradas. A nossa decisão está mantida. Para 90 km/h, 70 km/h e 60 km/h", afirmou.

Ele afirmou ainda que diante de manifestações que lhe pareceram "sensatas e bem amparadas", sua gestão pode manter a máxima de 50 km/h em trechos da pista interna, "havendo pontos flagrantes de acidentes, principalmente de atropelamentos, nas vias de acesso aos bairros". O recuo se deu pela primeira vez no domingo (9), quando Doria se reuniu com cicloativistas e admitiu manter a velocidade máxima em 50 km/h em alguns trechos.

A gestão Haddad adotou a diminuição da velocidade nas marginais em 20 de julho de 2015. A medida foi questionada judicialmente pela OAB-SP (Ordem dos Advogados do Brasil), sem sucesso. Embora a maioria dos especialistas tenha apoiado a medida, parte a criticou, por se tratar de via que interliga rodovias. Eles cobravam ainda outras ações –pendentes até hoje– para melhorar a segurança das pistas.

VAIVÉM NAS MARGINAIS

Os dados compilados pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), ligada à prefeitura, mostram que a soma de acidentes fatais nas marginais Tietê e Pinheiros caiu pela metade um ano após a implantação da redução da velocidade pela gestão Haddad. De julho de 2014 a junho de 2015, foram 64 acidentes com mortes, contra 31 ocorrências do tipo nos 12 meses seguintes, até junho de 2016. Com isso, a queda foi de 52%.

O resultado é fortemente influenciado pela redução dos atropelamentos fatais, que quase zeraram nas marginais ""o total em 12 meses passou de 24 casos até junho de 2015 para 1 em período equivalente até 2016.

Mortes no trânsito

TRÂNSITO NAS MARGINAIS - Média de congestionamentos a cada 12 meses, em km


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