Folha de S. Paulo


Três homens são mortos e três PMs feridos em tiroteio em morro no Rio

Três supostos traficantes foram mortos e três policiais ficaram feridos, incluindo o comandante da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da comunidade, durante sucessivos confrontos nesta segunda-feira (10) no morro do Cantagalo e Pavão-Pavãozinho, nos bairros de Ipanema e Copacabana, na zona sul do Rio. Dois suspeitos também se feriram.

De acordo com a Polícia Civil, um dos mortos foi Andre Lourenço, 22, que teve seu corpo filmado caindo do alto do morro após troca de tiros com policiais no final da manhã desta segunda na comunidade (veja vídeo abaixo). Segundo a polícia, o jovem chegou a ser levado para o hospital mas não sobreviveu. As circunstâncias da queda serão apuradas, afirma a corporação.

No total, seis fuzis e duas pistolas foram apreendidos. De acordo com a Polícia Militar, 120 policiais participaram da operação. Moradores relataram que outros suspeitos de tráfico também morreram no confronto. Até o início da noite desta segunda, a polícia não confirmava essa informação.

À tarde, durante patrulhamento na região, o comandante da UPP Pavão/Pavãozinho, capitão Vinícius Apolinário, e outros dois PMs do Choque foram feridos em confronto. Eles foram socorridos pelo Hospital Central da PM (HCPM), dois deles já receberam alta. Na ação, seis suspeitos armados com fuzis foram encurralados em um trecho de mata no alto da comunidade.

Após negociações com policiais militares do Choque, das UPPs Fallet e Pavão, eles se renderam. Dois dos marginais estavam feridos e foram encaminhados para o Miguel Couto. Com o grupo, a PM apreendeu cinco fuzis e uma pistola com kit-rajada. O Batalhão de Choque prendeu outros dois criminosos durante patrulhamento em outro trecho da comunidade.

O policiamento segue reforçado por tempo indeterminado pelo COE. O 19º BPM (Copacabana) e o 23º BPM (Leblon) e outras UPPS estão com patrulhamento intensificado na região.

O confronto mais acirrado teve início pouco antes das 15h e durou mais de meia hora. De tarde, o corpo de um homem, ainda não identificado, foi filmado caindo do alto do morro após vários disparos. Rajadas de fuzil e explosões de granadas foram ouvidas a mais de um quilômetro de distância. Até o início da noite, helicópteros da polícia auxiliavam a operação.

Comandante da UPP é baleado durante tiroteio em morro da zona sul do Rio

Moradores de Copacabana gravavam das janelas vídeos durante o tiroteio. Eles diziam que era possível registrar traficantes armados fugindo. O trânsito parou nas mais importantes ruas do bairro, principal polo hoteleiro da cidade.

Um outro vídeo mostra garotos armados arremessando pedras em carros da polícia em Ipanema, na zona sul. Eles estão no terraço do prédio do complexo Rubem Braga, unidade de serviços do Estado do Rio, que fica junto à estação de metrô General Osório. O local, situado na entrada da favela do Cantagalo, funciona o programa "Rio Poupa Tempo", de emissão de RioCard, o vale transporte do Rio.

Nas imagens é possível ver que dois homens arremessam pedras em direção à rua. Um terceiro homem, de verde, aparece com um arma de cano longo, deixa o equipamento no chão, e se junta aos outros atirando pedras. Dois carros da polícia passam durante a ação.

Em nota oficial emitida pelo comando da UPP Cantagalo / Pavão-Pavãozinho, na Zona Sul, foram registrados diversos ataques às bases nessa segunda-feira. Os primeiros ataques ocorreram às 9h. De acordo com a UPP, dois homens foram baleados em confrontos com equipes da polícia. Eles foram socorridos para o Hospital Miguel Couto, na Gávea.

Um fuzil AK-47 e uma pistola foram apreendidos. O policiamento segue reforçado pelo Comando de Operações Especiais e por outras UPPs da região. Por volta das 20h, a operação ainda estava em andamento. Os tiros haviam cessado, mas a polícia ainda estava no local.

Gabriel de Paiva/Ag. O Globo
Policiais durante tiroteio no Pavão/Pavãozinho
Policiais durante tiroteio no Pavão/Pavãozinho

JOGOS

O tiroteio aconteceu três semanas após o encerramento dos Jogos Paraolímpicos. As comunidades do Pavão-Pavãozinho/Cantagalo têm UPP desde 2009. Em setembro de 2013, criminosos passaram a impedir o patrulhamento em diferentes pontos da favela.

Em abril de 2014, o dançarino DG, do programa "Esquenta", da TV Globo, foi morto na comunidade durante troca de tiros entre policiais e traficantes. DG era morador do local desde que nasceu.

O capitão Vinícius Apolinário foi o terceiro comandante da UPP que é baleado no Rio. Em setembro de 2014, o comandante da UPP da Nova Brasília, favela do Complexo do Alemão, foi morto por fogo amigo de um soldado da própria unidade. Em fevereiro de 2014, o comandante-geral das UPPs à época, coronel Frederico Caldas, foi ferido sem gravidade por estilhaços de bala no rosto, durante tiroteio na Rocinha, zona sul.

Em outro episódio, o comandante de uma UPP em favela do Complexo do Alemão foi morto por tiro de um soldado da própria unidade, em setembro de 2014.

O Rio atravessa uma grave crise financeira desde o fim de 2015. O Estado já teve dificuldade para abastecer viaturas policiais e parte da frota de helicópteros foi obrigada a ficar no chão. Em junho, o governo decretou estado de calamidade pública em função da frágil situação de suas finanças.

favelas Cantagalo/Pavão-Pavãozinho


Endereço da página:

Links no texto: