Folha de S. Paulo


Estátua do Borba Gato e Monumento às Bandeiras são 'pichados' em SP

A cidade de São Paulo amanheceu nesta sexta-feira (30) com duas importantes obras de arte pichadas com tinta colorida: o Monumento às Bandeiras, junto ao parque Ibirapuera, e a estátua do Borba Gato em Santo Amaro, na zona sul da cidade.

Os dois monumentos foram manchados com as mesmas cores de tinta: rosa/vermelho, amarelo, verde e azul. Equipes de limpeza da administração municipal já começaram a realizar a limpeza das obras. Segundo a prefeitura, o prejuízo foi de R$ 37 mil.

A depredação acontece um dia depois de os candidatos à Prefeitura de São Paulo comentarem sobre o abandono da cidade durante debate eleitoral realizado pela TV Globo. O tucano João Doria disse que a cidade "está à beira do abandono, maltratada" e que a "zeladoria da cidade é inexistente" e questionou a senadora Marta Suplicy (PMDB) qual a proposta dela sobre pichações e vandalismo.

"Isso não pode ser permitido na cidade", disse Marta, lembrando a diferença entre pichações e grafites e dizendo que ela foi a primeira prefeita que deu atenção a essa manifestação artística. "Mas vandalismo, não, não vamos permitir."

"Marta, arte, sim, vandalismo, não", responde Doria. "A cidade precisa ser preservada, vandalismo tem que ser tratado pela polícia."

A peemedebista, na tréplica, disse que vai colocar guardas municipais em prédios públicos. "A prefeitura tem que estar atenta, e se pichar, a subprefeitura tem que ir limpar", afirmou. "Jovens picham por adrenalina, e isso se resolve também com pistas de skate".

Na tarde desta sexta, Doria afirmou, em nota, que lamenta a depredação praticada por "vândalos que não toleram a ideia de uma cidade mais humana, limpa, organizada e feliz".

Ele também gravou um vídeo em frente Monumento às Bandeiras. "Estou aqui para dizer para você, que é pichador, que é vândalo, isso vai acabar (...) Cada um faz o que quiser aqui em São Paulo. Comigo não. É autoridade. Isso é destruição", afirmou.

À Folha, Marta defendeu a presença de guardas para prevenir atos de vandalismo. Na falta de guarda, disse, a subprefeitura deve limpar em poucas horas. De acordo com a candidata, quanto menos tempo a pichação fica exposta, menos estímulo o pichador sente para repetir o ato.

O Instituto Victor Brecheret manifestou sua perplexidade e indignação pelos atos de barbarismo e disse que espera a restauração completa da obra, para que ela possa permanecer para as próximas gerações.

"É uma violência cometida contra uma das mais importantes obras artísticas do país. O Monumento às Bandeiras pertence ao povo brasileiro. Como símbolo, deve ser respeitado e sua preservação garantida por todos nós", disse, em nota, o instituto.

Em nota, a gestão Fernando Haddad (PT) afirmou que foi surpreendida com as pichações e que equipes da subprefeitura trabalham, desde as primeiras horas do dia, na limpeza dos equipamentos.

Em campanha na zona leste, Haddad disse achar que pode ser fruto de um clima criado no último debate.

"Acho que tem a ver com o tipo de provocação que foi feita no debate de ontem. Quando você instiga as pessoas, desafia as pessoas, como Doria e a Marta fizeram, dizendo que 'não vai acontecer nunca mais'. Não é assim que se fala com as pessoas, se dialoga", disse.

Questionado se o vandalismo pode ter sido uma consequência desse clima, Haddad disse que sim. "Instigaram confronto."

MONUMENTOS

Criado por um dos ícones do movimento modernista brasileiro: o artista Victor Brecheret (1894-1955), o Monumento às Bandeiras retrata índios, negros e brancos, integrantes das bandeiras sertanistas que, partindo de São Paulo no século 17, desbravaram o interior do território brasileiro em busca de riquezas.

Idealizado em 1920, o monumento foi inaugurado mais de trinta anos depois, em 1953, juntamente com o Parque do Ibirapuera para as comemorações do IV Centenário da cidade de São Paulo. Incorporado à paisagem paulistana, tornou-se um de seus mais expressivos símbolos. A obra fica na praça Armando Salles de Oliveira, em frente ao Palácio Nove de Julho, sede da Assembleia Legislativa e ao parque do Ibirapuera.

A escultura foi encomendada pelo governo de São Paulo em 1921 e tem 240 blocos de granito, cada um pesando 50 toneladas, com 50 metros de comprimento e 16 de altura.

A estátua de Borba Gato, implantada na confluência das avenidas Santo Amaro e Adolfo Pinheiro, divide opiniões desde sua inauguração em 27 de janeiro de 1963. Tanto pela homenagem à controversa figura do bandeirante santamarense, que empreendeu expedição a Minas Gerais em busca de esmeraldas, quanto pela solução estética adotada pelo seu autor.

O escultor Julio Guerra (1912-2001) trabalhou seis anos na execução da estátua. Utilizou trilhos de bondes para a montagem da estrutura de concreto, posteriormente revestida de pedras coloridas de basalto e mármore. O resultado é um mosaico tridimensional com cerca de 13 metros de altura e 20 toneladas.

Trajando roupas do século 17, Borba Gato mantém-se em posição ereta, com o olhar perdido no horizonte e segurando um enorme trabuco em posição de descanso. O pedestal, revestido de granito rústico, mede aproximadamente 2 metros de altura.


Endereço da página:

Links no texto: