Folha de S. Paulo


Parque da Independência, em SP, fecha áreas de lazer sem conservação

Um mês após a gestão Fernando Haddad (PT) suspender o contrato de manutenção com empresas terceirizadas responsáveis pelos reparos em áreas verdes da capital paulista, o parque da Independência, no Ipiranga (zona sul), está com parte dos espaços de lazer fechados por falta de conservação.

A um dia das comemorações do Dia da Independência, que tradicionalmente acontecem na área verde, uma placa informava que o playground estava em manutenção. Segundo funcionários, a restrição foi feita há uma semana e não há prazo para a liberação porque falta mão de obra para o reparo.

Os quatro aparelhos da APE (Academia para Especiais), destinada a pessoas com deficiência física, também estavam com faixa de interdição. "Se não tem manutenção, é um risco para as pessoas deixar o local funcionando", disse funcionário da limpeza.

Segundo ele, das cerca de 40 pessoas que atuavam nas equipes de limpeza e manutenção, apenas seis continuam trabalhando no espaço. "Só banheiro nós temos quatro, não tem como dar conta de fazer tudo", disse.

A fonte do parque está desativada desde 2013, e o Museu Paulista, administrado pela USP, ligada ao governo Geraldo Alckmin (PSDB), está em reforma e só deve ser reaberto em 2022.

O banheiro próximo ao playground também enfrenta problemas. Com o encanamento comprometido, baldes foram colocados embaixo da pia. "Cada dia que passa o parque está mais degradado e isso é uma pena", disse o porteiro Carlos Almeida Costa, 43.

O fechamento do museu também é alvo de reclamação. "Eu dei com a cara na porta", afirmou a estudante Ione Cardoso da Silva, 30, que não sabia que o museu ainda não havia sido reaberto.

OUTRO LADO

A Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da gestão Fernando Haddad (PT), disse que a fonte está desligada porque deve ser restaurada e aguarda aprovação dos órgãos de preservação.

A prefeitura disse que apenas um brinquedo do playground (a ponte pênsil) está isolado, para a troca do cabo de sustentação –os demais brinquedos estão liberados. A secretaria disse que os aparelhos da academia especial estão disponíveis para uso, mas não explicou a faixa de isolamento –no fim da tarde, a faixa foi retirada.

O banheiro do playground está em perfeitas condições, disse a nota. Segundo a pasta, o entupimento foi resolvido na segunda (5). Sobre a segurança, está a cargo da GCM (Guarda Civil Metropolitana).


Endereço da página:

Links no texto: