Folha de S. Paulo


Criminosos armam emboscada para roubar carro-forte na zona leste de SP

Um grupo fortemente armado interceptou uma empresa de transporte de valores na noite desta quarta-feira (10) no bairro Jardim São Paulo, em Guaianases, na zona leste de São Paulo.

A Polícia Militar informou que o grupo atravessou um caminhão e jogou pregos na rua Jerônimo Dias Ribeiro para bloquear o carro-forte da empresa Protege e impedir a chegada dos policiais. Os bandidos realizam diversos disparos contra o carro-forte e, depois, renderam os quatro vigilantes.

Reprodução/TV Globo
Criminosos armam emboscada para roubar carro-forte na zona leste de São Paulo
Criminosos armam emboscada para roubar carro-forte na zona leste de São Paulo

Os criminosos usaram explosivos para arrombar o carro-forte e fugiram do local em dois carros –um Chevrolet Captiva e um Fiat Strada, Segundo a polícia, os bandidos levaram todo o dinheiro da empresa e fugiram em direção à Cidade Tiradentes, também na zona leste. A PM não soube informar quantos bandidos participaram da ação.

A Protege confirmou o roubo a um de seus carros de transporte de valores e informou, em nota, que não teve registro de feridos e que aguarda a apuração dos fatos. A empresa também reforçou que colabora com as autoridades policiais em sua investigação.

A quantia levada pelos criminosos não foi informada nem quantos criminosos participaram da ação. O caso é investigado pelo Deic (Departamento Estadual de Investigações Criminais).

ROUBO A TRANSPORTADORAS

Nos últimos oito meses, além de Ribeirão Preto, Campinas e Santos sofreram mega-assaltos que resultaram em pelo menos R$ 135 milhões roubados, além de cinco mortes e quatro pessoas feridas.

Em Ribeirão, cujo assalto completou um mês na última sexta (5), a Promotoria decidiu investigar, na área cível, a legalidade da instalação das empresas na zona urbana. Um dos focos é saber os critérios usados para a liberação de alvarás para elas.

Há ao menos 34 bases de grandes empresas de transporte de valores instaladas no Estado, 26 delas no interior e no litoral. Em Campinas há quatro bases e, em Bauru, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto e São José dos Campos, três cada uma.

TRANSPORTE DE VALORES - Seis cidades do interior de SP têm ao menos três empresas do setor

A ABTV (Associação Brasileira das Empresas de Transporte de Valores) afirma que a saída das bases dos locais em que estão só transferirá esse problema de lugar. "Pode construir um bunker, um forte, que não vai resistir ao impacto das armas e dos explosivos usados nos ataques", afirma Marcos Emanuel Torres de Paiva, presidente da associação.

Para Marcos Emanuel Torres de Paiva, presidente da associação, o principal problema enfrentado pelas empresas não é a guarda do dinheiro, mas as armas usadas pelos criminosos, capazes de derrubar aeronaves.
A solução, segundo ele, também não passa pela ampliação do poder de fogo utilizado pelos vigilantes, mas sim por um melhor controle das fronteiras do país.

"Os ladrões migram para onde está o dinheiro. Antes, eram as agências bancárias e, agora, as transportadoras. Se tirar a empresa do centro da cidade, não vai adiantar muita coisa", disse Paiva.

Mega Assaltos em SP


Endereço da página:

Links no texto: